CONQUISTA!

Senador elogia reconhecimento dos Lençóis Maranhenses pela Unesco

Para o senador Weverton (PDT-MA), o reconhecimento impulsionará o turismo, beneficiará os moradores e reforçará a preservação dos lençóis.

Kailane Nunes / Ipolítica

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses (Lençóis Maranhenses)

BARREIRINHAS - O Parque Nacional dos Lençóis Maranhense agora é Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco. A decisão anunciada pela agência da ONU na sexta-feira (26) levou em conta a beleza natural, as características geológicas e a conservação de habitats para a biodiversidade. Para o senador Weverton (PDT-MA), o reconhecimento impulsionará o turismo, beneficiará os moradores e reforçará a preservação ambiental da região.

“Com certeza esse título vai fortalecer o turismo local, fortalecera preservação, o comércio local, todos os trabalhadores que ajudam a movimentar essa importante cadeia que sem dúvida nenhuma, ajuda a gerar emprego e traz desenvolvimento para a região.” disse o senador maranhense.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também comemorou a notícia. Na rede social X (antigo Twitter), Brandão disse que a decisão da Unesco foi uma grande conquista para o estado.

“Sem dúvida, este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense. Agradeço aos membros do Comitê do Patrimônio pela aprovação”, disse Brandão.

Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018.

O parque, localizado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, foi criado há mais de 40 anos. Ele é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.

Ou seja, maior que a cidade de São Paulo, sendo famoso pelas lagoas cristalinas que se formam entre as dunas brancas no período de chuvas. Atualmente, a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.