Medida de segurança

Após incêndio, posto do Corpo de Bombeiros deve ser instalado em Atins

A causa do incêndio em dois restaurantes no vilarejo está sendo investigada.

Imirante, com informações do governo do Estado

Atins mantém fluxo de turistas. (Foto: Divulgação)
Atins mantém fluxo de turistas. (Foto: Divulgação)

BARREIRINHAS - A causa do incêndio em dois restaurantes no Vilarejo de Atins, na noite da última segunda-feira (2), está sendo investigada. Além do auxílio do Instituto de Criminalística (Icrim) na perícia, o Estado também está tomando medidas preventivas e de segurança que devem incluir a obra do heliponto, além do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros no povoado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou os procedimentos de investigação. “Dois oficiais estão providenciando os laudos das perícias realizadas na terça-feira (3). E o Instituto de Criminalística do Maranhão também deve realizar a sua perícia”, disse. Uma instalação irregular de energia elétrica pode ter sido a causa, segundo informações da Equatorial Maranhão.

Leia mais:

Incêndio em Atins pode ter sido causado por instalação irregular de energia

VÍDEO: Incêndio destrói bares e restaurantes no povoado de Atins, em Barreirinhas

Brandão anuncia investigações sobre incêndio em Atins

Está sendo realizado um estudo junto ao Centro Tático Aéreo (CTA) para a construção de um heliponto em Atins, a partir de parceria com a Prefeitura Municipal de Barreirinhas.

Ainda foi determinada pelo governo do Maranhão a instalação Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Atins. O espaço terá estrutura para atender a emergências gerais, como salvamentos aquáticos, atendimento pré-hospitalar, socorro de urgência, além de combate a incêndios. Atualmente, de forma emergencial, uma equipe do Corpo de Bombeiros está dividindo um espaço que já é ocupado pela Polícia Militar na área de Atins.

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, destaca que o incêndio não trouxe grandes comprometimentos ao setor turístico e garante que as atividades no povoado seguem acontecendo normalmente e com absoluta segurança.

“O Vilarejo de Atins está em total funcionamento com todos os serviços, como restaurantes, bares, hotéis e pousadas. O turista pode ter a absoluta segurança de que será muito bem recebido dentro da mais perfeita normalidade. Nós acreditamos que não há nenhum comprometimento, o fluxo de turistas permanece normal no local”, afirmou Paulo Matos.

Incêndio

O incêndio em Atins ocorreu na noite de segunda-feira (2) e se espalhou rapidamente porque a maioria das estruturas das barracas e restaurantes de Atins são de palha, material altamente inflamável. As chamas foram apagadas pela população do povoado, com auxílio de policiais militares, já que o local não conta com uma equipe fixa do Corpo de Bombeiros.

Incêndio registrado em Atins nesta semana. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Incêndio registrado em Atins nesta semana. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Atins

O povoado de Atins é uma pequena vila de pescadores em Barreirinhas, no Maranhão, localizada em frente à foz do rio Preguiças, construída às margens do encontro entre o rio e o mar, rodeada de dunas e lagoas cristalinas.

Os passeios em Atins são nas lagoas que se formam entre as dunas, na praia que se encontra com o Rio Preguiças, além de atividades no mar e no meio da natureza. Ver a revoada dos guarás também é um presente da natureza para os moradores, turistas e visitantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.