BALSAS – Os agricultores do Sul do Maranhão plantaram 200 mil hectares com milho safrinha, o que corresponde a 30% da área plantada na última safra de soja. As variedades de milho cultivadas na região tem uma produtividade média de 140 sacas por hectare. Mas a falta de chuva em algumas lavouras pode resultar em perdas de até 50%, segundo alguns produtores.
A safrinha de milho nos últimos cinco anos tem se tornado um bom negócio para os agricultores que investem na rotação de culturas para melhorar o lucro das propriedades rurais.
O milho produzido na região Sul do Maranhão é vendido para granjas dos Estados do Nordeste, que utilizam o grão como ração. O mercado está sendo ampliado. Até o início do próximo ano, deve entrar em operação um abatedouro de frango em Balsas que deve consumir boa parte da produção de milho da região.
O agricultor Cláudio Brunetta plantou 2.600 hectares de milho safrinha e espera colher 200 mil sacas. No ano passado, ele conseguiu vender a saca de 60kg a R$ 24. Hoje, o preço caiu para R$ 20, e o agricultor está animado com a ampliação do mercado, apesar das dificuldades encontradas com alta carga de impostos e a falta de incentivo fiscal.
A colheita do milho safrinha no Sul do Maranhão começou no mês passado e deve se estender até o fim de agosto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.