BACABAL – O Ministério da Saúde em parceria com Secretaria do Estado da Saúde e a Prefeitura de Bacabal realizará no período de 1º a 4 de agosto um mutirão oftalmológico para o diagnóstico e tratamento da catarata e do glaucoma. As pessoas que tem dificuldades de visão e com mais de 40 anos, devem procurar o Hospital Laura Vasconcelos a partir do dia 1º de agosto para serem avaliados por uma equipe médica. Constatados casos de catarata, os pacientes serão submetido a intervenção cirúrgica no próprio hospital. Durante a consulta será obrigatório a apresentação de xerox da carteira de identidade e cartão do SUS.
O glaucoma é uma doença que acomete 900 mil brasileiros, com idade acima de 40 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.A lesão é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular que atinge o nervo óptico, comprometendo a visão não apenas dos idosos, mas de pessoas de todas as idades.
Gradualmente, não se vê os objetos de lado, diminuindo a chamada visão bilateral. "Quando falamos do glaucoma primário de ângulo aberto, que está presente em 80% dos casos, só podemos detectá-lo num exame de rotina.” Relata a oftalmologista Regina Cele.
A catarata outro distúrbio que ocorre, em especial, na população acima de 60 anos é a catarata. Causada por uma opacificação do cristalino, membrana transparente localizada na parte anterior dos olhos, a projeção das imagens na retina perde a nitidez e o campo visível fica mais borrado. E somente através de exames rotineiros é que se pode detectar o nível da gravidade da enfermidade.
Saiba Mais
- InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
- Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
- Programa Melhor em Casa tem 68 equipes no Maranhão
- Ministério destina recurso para compra de testes de gravidez no Maranhão
- Programação oferece ações gratuitas de prevenção e tratamento para diabetes em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.