Festejo

Fiéis reunidos para celebrar Festejo de Bom Jesus dos Aflitos

Festividade reunirá em torno de 12 mil católicos.

Ana Beatriz/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Reprodução Prefeitura de Arari)

ARARI - Muita devoção e agradecimentos pelas bençãos recebidas pelos católicos de Arari. Com o lema “O futuro da humanidade passa pela família”, o município realizará, entre os dias 5 e 14 de setembro, um dos principais eventos religiosos da cidade, o Festejo de Bom Jesus dos Aflitos. Com mais de 150 anos de celebração, a festividade reunirá em torno de 12 mil católicos.

Em 2014, a Paróquia Nossa Senhora da Graça decidiu, com a comunidade, ampliar os dias do festejo, convertendo em novena em vez de tríduo. Durante os 10 dias, também serão prestados homenagens à Paróquia, que, em 2013, completou 200 anos de missões.

A solenidade começará com uma alvorada católica às 5h da madrugada de sexta. Fiéis, acompanhados da Banda Instrumental e carros de som, percorrerão as principais ruas de Arari, entoando hinos ao Santo e anunciando o início do festejo. O momento será finalizado com um café comunitário na Igreja da Matriz.

Nos dias de celebração, os bairros da cidade serão divididos em setores em referência às Santas Missões Populares e para melhor organização dos grupos. Para cada setor, foram convidados grupos religiosos da cidade e de localidades vizinhas. Antes das celebrações, os setores se reunirão acompanhados de uma banda, deslocando-se até a Igreja Matriz. Ao término do percurso, unem-se aos fiéis, dando início a missa.

O grupo católico Anjos de Resgate se apresentará na Praça Nossa Senhora da Graça no último dia da novena. Segundo o Padre França, o município possui um número expressivo de católicos, havendo uma participação muito grande da comunidade nos eventos da Igreja. “Esse ano, nós quisemos provocar mais os jovens e para isso trouxemos a Banda Anjos de Resgate, que é voltada para esse público”, afirmou.

O representante da Pastoral da Juventude de Arari Julio Diniz participa da festividade há mais de 10 anos. Ele explica que, todos os anos, a entidade é homenageada. “Nós mobilizamos a juventude para que eles possam participar e saírem enriquecidos pelo Espírito Santo. Sabemos que eles têm diversos caminhos e estamos preocupados com essa situação. Estamos buscando meios para que os jovens possam seguir um caminho bem melhor”, destacou.

No dia 14, será realizada a missa solene com todos os fiéis reunidos com grande público composto por pessoas mais antigas que moram em localidades distantes. “É uma festa que tem uma ligação muito forte com o povo de Arari que não reside mais lá e que, nesta época, retorna para festejar e dar graças ao Santo”, explicou o padre.

Após a celebração, serão realizados batizados e leilões de animais de pequeno e médio porte. Às 17h, carros de som decorados percorrerão 2km em procissão pela cidade, encerrando o momento na Paróquia Nossa Senhora da Graça, com a missa celebrada pelo padre França.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.