Investigação

Asfixia mecânica é apontada como causa da morte de criança indígena

A Polícia Civil já colheu mais de quatro depoimentos na aldeia Barreirinha.

Tatyna Viana / Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Vanessa Guajajara foi encontrada morta na terça-feira (26).
Vanessa Guajajara foi encontrada morta na terça-feira (26). ( Foto: Divulgação)

ARAME – Depois de mais de 15 horas no Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz, o corpo da índia Vanessa Guajajara, de cinco anos, foi liberado para a funerária que deve fazer o translado até a terra indígena Arariboia, no município de Arame. A causa da morte apontada no laudo, segundo o coordenador da Funai, Emanuel Ângelo, é asfixia mecânica. A menina tinha marcas de violência no pescoço quando foi encontrada pelo pai no rio Zutiua, na aldeia Barreirinha.

Leia também:

Criança indígena é encontrada morta em córrego da aldeia Barreirinha

Família aguarda liberação do corpo da criança indígena encontrada morta

A delegada de Polícia Civil Vilene Rodrigues, de Buriticupu, que comanda as investigações, esteve nesta quarta-feira (27) na região, acompanhada de investigadores, e colheu mais de quatro depoimentos. A mãe e o pai da criança foram ouvidos, um casal de vizinhos, e policiais militares que auxiliaram nas buscas ontem, quando o corpo da criança foi encontrado. Ela informou que ainda não recebeu o laudo do IML e também aguarda o resultado de perícias.

A mãe da criança relatou que a primeira pessoa que encontrou após o desaparecimento da menina foi um vizinho, que estava próximo da casa onde ela foi vista pela última vez. Ele foi um dos ouvidos pela polícia e segundo a delegada, pode ser um dos suspeitos, mas até receber em mãos o laudo com a causa da morte, Vilene Rodriges diz que é preciso ter bastante cautela nas afirmações.

Vanessa Guajajara desapareceu na manhã da última segunda-feira (25) e foi encontrada ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.