Conflitos indígenas

Índio é baleado, e secretário solicita envio da Força Nacional para o Maranhão

Antonio Filho Providência Guajajara passou por cirurgia e ficou em observação.

Imirante.com, com informações da Sedihpop

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Crime contra indígena aconteceu na Terra Araribóia, em Arame.
Crime contra indígena aconteceu na Terra Araribóia, em Arame. (Arte: Imirante.com)

ARAME - Um indígena, identificado como Antonio Filho Providência Guajajara, foi encontrado, nesse sábado (4), nas proximidades das aldeias Cafeteira e Katu, na Terra Indígena Araribóia, no município de Arame, vítima de um tiro na cabeça.

Reveja:

Líder indígena é assassinado a tiros próximo da Aldeia Zutiua, em Arame

Defensor público federal afirma que morte de líder indígena não é um caso isolado

Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Socorrão da cidade de Imperatriz, onde passou por procedimentos médicos e exames e ficou em observação.

As informações são da Secretaria de Estado dos Diretos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que está acompanhando de perto o caso, diante do crescimento de conflitos internos na TI Arariboia, no Estado do Maranhão.

"O secretário de Estado da Sedihpop, Francisco Gonçalves, solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que seja enviada para a área indígena, território federal, a Força Nacional, para evitar novos conflitos e mortes; assim, como seja determinada à Polícia Federal a apuração rigorosa destes e outros casos e as suas vinculações com o crime organizado na região", informa o site do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.