AÇAILÂNDIA – Nesta terça-feira (13), a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL) realizará visita oficial à comunidade do bairro industrial Piquiá de Baixo, em Açailândia.
Há mais de nove anos a comunidade denuncia formalmente as violações sofridas pelos impactos das empresas siderúrgicas sobre a saúde, e o direito à moradia de 380 famílias residentes no local.
A visita será realizada depois de muitas pressões e manifestações de indignação por parte dos moradores de Piquiá, devido à demora e aos entraves no processo de reassentamento do bairro para uma área livre de poluição.
A comissão irá verificar mais uma vez as condições em que vivem os moradores, mas também a consolidação do processo de reassentamento da população inteira.
Há duas semanas, a Associação de Moradores celebrou a conquista definitiva do terreno do reassentamento. As próximas etapas, consideradas urgentes, devem ser a aprovação por parte do município do projeto urbanístico-habitacional do novo bairro e a complementação de custos para a construção das casas.
A comunidade espera que a Comissão de Meio Ambiente da AL consiga negociar com a Prefeitura de Açailândia e com a empresa Vale a respeito desses desafios urgentes e garanta, ao seu retorno para São Luís, as devidas articulações com o poder executivo estadual.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.