Transporte Coletivo

Empresa paralisa transporte coletivo em Açailândia

A empresa de ônibus, que detém a concessão pública, divulgou nota explicando os motivos paralisação.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

AÇAILÂNDIA - A "concorrência desleal" foi a justificativa apontada pela empresa Viação São Francisco, que detém a concessão do transporte público de passageiros em Açailândia, a 70 km de Imperatriz, para a paralisação do serviço, nesta segunda-feira (24). Cerca de 7 mil pessoas, entre trabalhadores e estudantes, utilizam o transporte público na cidade.

O procurador do município, Ildemar Mendes, informou que a prefeita Gleide Santos vai acionar a empresa, judicialmente, e "baixou um decreto de emergência, no qual, em um prazo de 180 dias, o município contratará uma nova empresa que prestará o serviço. Até lá, em caráter emergencial, alguns ônibus serão colocados à disposição do público".

Um dos diretores da empresa, Antônio Durão, disse que a paralisação é por tempo indeterminado.

"Enquanto perdurar esse licenciamento para a circulação dos táxis-lotação, qualquer empresa, não só a Viação São Francisco, vai sofrer as consequências que nós estamos sofrendo. Para se ter noção, começou a ficar uma concorrência tão grande, tão desleal, que o nosso vale-transporte, os táxis estão aceitando como moeda corrente. São 229 táxis, fora os clandestinos que estão por aí", disse o administrador.

Veja na íntegra a nota enviada pela empresa.

Nota à imprensa

A Viação São Francisco, empresa detentora da concessão de serviço público de transporte coletivo de passageiros no Município de Açailândia/MA, vem a público comunicar que, em decorrência do desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão causado, sobretudo, pela desleal concorrência com o serviço de “táxi lotação” nesta cidade, a prestação do serviço público de transporte coletivo por esta empresa tornou-se insustentável, razão pela qual paralisará suas atividades a partir do dia 24.03.2014.
Lamentamos por não poder mais atender os usuários de transporte coletivo que dependiam deste serviço, bem como pelos funcionários da Viação São Francisco que sofrerão os efeitos da paralisação das atividades da empresa, contudo temos certeza que envidamos todos os esforços necessários para manter e cumprir o contrato de concessão.

Viação São Francisco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.