SÃO LUÍS - Usuários de ônibus estão em alerta. Em nota - o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) aponta que as empresas que compõem o sistema de transporte público de São Luís ainda enfrentam problemas para honrar seus compromissos.
Segundo a entidade – isso ocorre em razão do não repasse integral dos recursos devidos pelo Município, que tem recorrido a estratégias, como descontos, que comprometem o equilíbrio financeiro das empresas.
De acordo com o Sindicato dos Empresários, atualmente, o Município deve cerca de 5 milhões de reais às empresas. O SET informa, ainda, que tem mantido todos os esforços e buscado formas de apoiar as empresas.
A informação do SET volta a preocupar a população que depende do transporte público. No último dia sete deste mês, após oito dias de paralisação, os ônibus que integram a frota do transporte urbano voltaram a circular.
A decisão de retomada das atividades aconteceu após reunião com o Ministério Público do Maranhão, empresários e a Prefeitura de São Luís, sob a garantia do pagamento dos salários atrasados.
O acordo realizado no dia 6 de fevereiro na sede das Promotorias de Justiça do Consumidor determinou que os salários atrasados dos trabalhadores do sistema urbano seriam pagos integralmente até o último dia dez.
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) havia determinado a retomada das atividades dos rodoviários do sistema urbano.
Entretanto, os trabalhadores ignoraram a medida, os ônibus não saíram das garagens e apenas os veículos do transporte semiurbano circularam, mas sem entrar nos terminais no dia seis deste mês.
Ouça.
Saiba Mais
- Poder Judiciário determina retirar 52 ônibus da empresa 1001 em razão de dívida
- Passageiros enfrentam espera e incerteza em paradas de ônibus em São Luís
- Justiça manda retirar 52 ônibus da empresa 1001 por dívida de aluguel
- Ônibus com pneus deteriorados bate em outro após falha no freio, em São Luís
- Coletivo no "prego": ônibus roda com pneu careca e deixa usuários na mão em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.