TURILÂNDIA - O Carnaval 2023 de Turilândia foi cancelado, segundo comunicado da prefeitura municipal. O cancelamento da festa foi justificado por um procedimento administrativo instaurado pelo titular da Promotoria de Justiça de Santa Helena, Hagamenon De Jesus Azevedo. O processo não foi detalhado.
Leia mais:
Município de Itinga do Maranhão é proibido de realizar gastos com o Carnaval
Prefeitura de Governador Edison Lobão cancela Carnaval no município
Dias atrás, o prefeito de Turilândia, Paulo Curió, havia anunciado em redes sociais que a cidade teria três dias de festa, o chamado “Folia & Alegria Sunset”. Estavam confirmadas atrações como Taty Girl, Thales Play e Chicabana. A festa estava prevista para ocorrer na Orla da Beira Rio, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro.
Veja a publicação:
Governador Edison Lobão
Outra cidade que cancelou o Carnaval foi Governador Edison Lobão, atendendo à recomendação do Ministério Público Estadual aos prefeitos do Maranhão sobre os gastos com a realização das festas de Carnaval. O prefeito Geraldo Braga anunciou o cancelamento da festa no município, alegando dificuldades no recolhimento da Previdência Social, mas ressaltou que os blocos estão liberados para realizarem as concentrações e festas particulares.
Viana
O Ministério Público do Maranhão e o município de Viana assinaram, no dia 1º de fevereiro, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de adequar os gastos públicos com as festividades carnavalescas de 2023 no município.
A recomendação foi expedida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, aos prefeitos maranhenses.
Pelo MP-MA, assinou o documento a promotora de justiça Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Viana, e pelo município, o prefeito Carlos Augusto Furtado Cidreira, conhecido como Carrinho
O TAC prevê a diminuição da programação carnavalesca por meio da supressão do circuito carnavalesco no Parque Dilú Melo e do cancelamento da apresentação de uma atração musical de renome nacional e quatro atrações de renome regional.
Também ficou acertado o cumprimento da Lei Municipal nº 582/2022, que determina a contratação de atrações musicais locais em percentual não inferior a 50% do total de atrações contratadas para os eventos culturais do município de Viana, observado o cadastro de profissionais da música em vigor.
Em caso de descumprimento do termo, o município de Viana deverá pagar multa diária de R$ 5 mil reais por item, em benefício do Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos do Maranhão.
Itinga do Maranhão
Atendendo a um pedido feito pelo Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou, nesta quinta-feira (9), que o município de Itinga do Maranhão se abstenha de realizar qualquer gasto no Carnaval de 2023. Foi determinada, ainda, a suspensão de qualquer contrato que o município tenha feito com essa finalidade.
A manifestação ministerial foi assinada pelo promotor de Justiça Thiago Quintanilha Nogueira. Proferiu a decisão o juiz Antônio Martins de Araújo.
O requerimento do MP-MA foi feito no decorrer do processo de uma ação civil pública proposta, ainda, em 2019 e foi motivado pela situação na qual se encontra o Hospital Municipal de Itinga. Segundo informações do MP-MA, “a unidade funciona de maneira precária, com problemas estruturais, sem remédios e com carência de profissionais de saúde, entre outros problemas”.
Foi apontado também na decisão que tramitam na Comarca diversas demandas relativas à concretização do direito fundamental à saúde, que não são atendidas a contento pela Prefeitura de Itinga, sendo necessário o bloqueio de verbas públicas para cumprimento das decisões judiciais.
Saiba Mais
- Escola de samba mais antiga do Rio de Janeiro, Portela celebra 100 anos de fundação
- Imperatriz mostrou o Brasil que nos interessa, diz carnavalesco
- Desfile das Campeãs do Rio: seis escolas voltam à Sapucaí neste sábado
- Lava-Pratos ocorre neste fim de semana em São José de Ribamar com atrações regionais
- Favela do Samba e Flor do Samba são campeãs do Carnaval 2023
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.