Lançamento

Enme lança seu primeiro álbum de estúdio: ''Atabake''

A artista maranhense lançou nesta sexta-feira (18) seu primeiro álbum gravado em estúdio, juntamente com o videoclipe de "Magia Negra", em parceria com a artista paraibana Bixarte.

Na Mira / ASCOM

Atualizada em 26/03/2022 às 18h18

SÃO LUÍS - Enme e Bixarte lançam, nesta sexta-feira (18), o videoclipe de “Magia Negra”, dueto entre as duas cantoras nordestinas. A faixa reúne o flow potente das rappers em uma batida acelerada do produtor Noize Men. As artistas realizam uma conexão Maranhão e Paraíba na proposta de reunir o rap e o pop, marcando território no cenário nacional.

Leia também: Enme Paixão conquista público do Brasil e do mundo com "Pandú"


Bixarte ressalta que “o Maranhão é um estado que eu sempre quis conhecer. Quando surgiu essa proposta, eu fiquei extremamente emocionada. É um lugar que pra mim tem um atravessamento histórico e ancestral enorme. Então foi muito significativo…A música fala de tudo que a gente é e representa, essa magia preta, viva e ancestral, essa magia enquanto quilombo que vai sempre se moldando.”


No videoclipe, Enme e Bixarte cantam e dançam pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, movidas pela energia da “Magia Negra”. O clipe foi dirigido por Enme, com produção audiovisual da ClockWork Filmes e direção de fotografia de Sunday James. A cantora ainda revela lançamento de documentário inédito sobre o processo de criação do seu disco.

“Trabalhar com audiovisual tem sido um desafio para mim mas, nessa era eu queria entregar todos os visuais do álbum. Já fizemos três clipes, visualizers e ainda tem um documentário lindo que fala da construção do disco”, diz Enme.

Leia também: Enme Paixão lança "Botutêu" com Criola Beat e Paulão


“Magia Negra” o é o terceiro single do álbum “Atabake”, primeiro álbum de estúdio de Enme que conta também as faixas “4 por 4” e o sucesso “Dama da Quebrada”. Entre as participações nas músicas temos Bixarte, Núbia, Pantera Black, Gugs, Marco Gabriel e Brunoso. A produção e direção musical é assinada por Adnon Soares, com coprodução da Enme, além de Brunoso e Noize Men.


Inspirado na musicalidade do Quilombo Urbano Liberdade, o disco “Atabake” traz a história dos tambores enquanto instrumentos musicais e espirituais. Fazendo essa conexão da musicalidade ancestral e a cultura urbana contemporânea, o disco perpassa por vários gêneros musicais como o Reggae, o Afropop, Hip Hop, Pagodão, Funk e Kuduro, um estilo musical e de dança que surgiu na Angola.


“Nos últimos dois anos eu iniciei um estudo sobre a percussividade (sic) e ouvi muitos artistas como Wizkid, Nenny, Temps, Burna Boy, Jorja Smith…isso me fez criar uma interlocução com as minhas referências regionais e percebi que tudo poderia se conectar, afinal tudo se juntava nas métricas do tambor” comenta Enme


Nascida na Ilha do Reggae, Enme traz em nove faixas em uma obra audiovisual densa e diversa, com gêneros percussivos derivados de matriz africana sintetizados ao Criola Beat, movimento musical emergente no Maranhão. Em sua nova fase da carreira, a cantora quer mostrar ao mundo as similaridades do seu Estado com vários lugares do mundo, tudo através da música.

Confira o videoclipe de "Magia Negra":

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.