Do Maranhão

Enme Paixão conquista público do Brasil e do mundo com "Pandú"

Com mais de 100.000 streams no Spotify, artista tem reconhecimento nacional e internacional com seu EP repleto de cultura e reflexão.

Paulo Pontes/Na Mira

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Na última sexta-feira (13), Enme Paixão comemorou os 100.190 streams de seu EP "Pandú", no Spotify. Após lançar "Juçara" em parceria com Brunoso, que foi considerada um grande hit do carnaval pelo site da MTV Brasil, Enme lançou, em maio deste ano, o seu novo trabalho com seis faixas inéditas, lançado no Dia Internacional da Luta Contra a LGBTFobia.

Leia também:

Álbum do maranhense Enme Paixão ultrapassa 80 mil streams

Enme lança seu primeiro EP "Pandú" em show na Praça Nauro Machado

Uma das faixas mais ouvidas do EP, “Killa” ganhou destaque nas playlists nacionais do Spotify. A música ganhou um videoclipe que traz referencias ao reggae, em homenagem a São Luís, terra natal de Enme. “A música é a minha ferramenta de reflexão. No caso de “Killa”, que é um Raggae, eu trouxe mais uma vez meu regionalismo como pauta", explica a cantora.

Apresentação de Enme Paixão.
Apresentação de Enme Paixão.

A canção não se limita ao reggae, outros sons típicos da cidade também foram adicionados na canção. "Quando estávamos produzindo a música com Sandoval e Brunoso, colocamos na batida sons de cacuriá e instrumentos do tambor, ambos ritmos do Maranhão. O reggae é um estilo predominante na minha terra, principalmente dentro da minha quebrada. Tudo isso tá presente nesse material", conta Enme.

Assista ao videoclipe oficial de "Killa":

Desde seus primeiros lançamentos, Enme sempre evidencia sua influência do Hip Hop. Em "Pandú", a artista contou com a preparação vocal de Samuel Rebouças, buscando melodias mais envolventes que mostrassem sua inspiração nas cantoras de R&BO. Este trabalho é de uma sonoridade única, que reúne afrobeat, bahia bass, trap, samba e ritmos regionais, e é o primeiro material musical completo da cantora, gravado, produzido e distribuído pela gravadora Sotaque.

As faixas são produções Brunoso, Sandoval Filho, Fabregas Music e Joe Joeezy, sendo finalizado em Angola através da gravadora Sotaque. O EP ainda conta com participação da cantora Maya Black na música “Neguinho” e um remix de “Sarrar” na versão 150bpm como faixa bônus, que foi liberada para download antecipadamente.

Vogue Itália

O EP ganhou destaque na Vogue Itália, destacando que a relevância do trabalho de Enme não foi só a nível local, mas também nacional e internacional. A capa de Pandú foi desenvolvida pela equipe da Cazzu Br em parceria com a gravadora Sotaque, com direção criativa de Johrdam, direção de arte de Neto Martins, make up por Ezequiel D’Castro, Francisco Bruno como assistente de produção, fotografia de Amanda Aramaki e João Pires como assistente de fotografia.

(Foto: Amanda Aramaki)
(Foto: Amanda Aramaki)

Enme Paixão no Festival Sons da Rua

A participação de Enme Paixão no Festival Sons da Rua foi uma parceria com o "Projeto Quebrada" do Centro Cultural Vale do Maranhão, que ajudaram a artista e sua equipe a chegarem até o evento.

Sobre sua participação no festival, Enme ficou surpresa com o apoio do público. "A melhor parte desse show todo foi saber que existiam pessoas esperando nossa chegada aqui e que existiam pessoas torcendo para que a gente conseguisse chegar até aqui, a gente não sabia se ia rolar, mas a gente sabia que algo muito bom iria acontecer e foi incrível ouvir e ver as pessoas cantando as músicas", contou a drag.

Enme declara que não há barreiras para um bom trabalho musical. "A gente percebeu que não têm limites para onde a nossa música pode chegar, a qualidade do trabalho é o que mais importa, não importa se você é preto, drag, do Maranhão ou de São Paulo, quando o som bate e a galera sente e dança", finalizou a artista.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.