Carnaval

Exposição em São Luís comemora a figura do fofão

Visitações podem ser feitas de terça-fera a sábado, das 14h às 18h no Museu da Imagem e do Som do Maranhão.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Peça em exibição na exposição
Peça em exibição na exposição "U la lá fofão". (Foto: Stella Gonçalves/Grupo Mirante).

SÃO LUÍS - A exposição "U la lá fofão", está em exibição de forma presencial e virtual até o dia 17 de abril, no Museu da Imagem e do Som do Maranhão, localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, região da península em São Luís. E visa homenagear a figura mais emblemática do Carnaval maranhense.

Leia também:

Maranhense Enoque Silva lança exposição virtual carnavalesca

Exposição das obras de artistas ribamarenses marca o Carnaval

Na exposição os visitantes podem conhecer a fantasia do fofão, como também outros elementos momescos: o chitão o pandeirão, as músicas e máscaras. Segundo Mauro Enéas, supervisor de programação do Forte a figura dos fofões é já é marca importante do Carnaval maranhense. "A figura do fofão, símbolo do Carnaval do Maranhão, está presente não só nesse período, mas no teatro, na literatura, na música, ganhando uma dimensão muito grande enquanto elemento da cultura popular" , disse.

Exposição
Exposição "U la lá fofão". (Foto: Stella Gonçalves/Grupo Mirante).

Inspirado nos personagens dos Carnavais da Europa, o fofão é uma fantasia que só é visto no Carnaval maranhense, que dão cores as ruas durante a tradicional festa momesca. Enéas afirma que a exposição é uma viagem no tempo e que a figura do fofão é um símbolo de várias gerações. "A exposição representa o sentimento do povo maranhense, através dela conseguimos fazer uma viagem ao tempo. O fofão está presente na vida da gente desde nossa infância, é um elemento do Carnaval que se firmou e não ficou restrito apenas a esse momento, se tornando um símbolo de várias gerações", contou.

As visitações podem ser feitas de terça-feira a sábado das 14h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.