Especial Dia das Mães

Mãe de primeira viagem dá à luz dentro de carro em São Luís

A pequena Aruna nasceu na porta da Maternidade Benedito Leite, dentro do carro da família.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Mara Souza após o nascimento de sua primeira filha. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
Mara Souza após o nascimento de sua primeira filha. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS – O Dia das Mães é uma data especial e cheia de significados. Neste ano, os encontros e comemorações serão diferentes devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entretanto, para algumas mamães este segundo domingo do mês de maio será uma data inesquecível, por ser a primeira vez em que comemoram a dia nesse ofício.

Leia também:

Na quarentena, mães e filhos comemoram Dia das Mães a distância

Às vésperas do Dia das Mães, PMs ajudam mulher a dar à luz em São Luís​

Esse é o caso da Francimaria Souza, ou apenas Mara Souza, de 25 anos. Mãe de primeira viagem, ela deu à luz a pequena Aruna, na madrugada da última sexta-feira (8), dentro do carro, na porta da Maternidade Benedito Leite, em São Luís.

De acordo com Mara, que é cantora de música gospel, o parto foi um momento único em sua vida. Ao Imirante.com, a mais nova mamãe deu detalhes de como foi o nascimento da filha. “Quando nós chegamos na maternidade, batemos lá para o pessoal nos atender. Aí eles foram pegar a cadeira para que pudéssemos entrar. Porém, quando chegaram para me levar lá para dentro, eu senti que o bebê já estava nascendo e disse que seria ali mesmo, dentro da carro, pois eu queria que meu esposo e minha enfermeira obstetra, Karen Falcão, estivessem comigo”, relembra.

Primeiro contato após o parto entre mãe e filha. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
Primeiro contato após o parto entre mãe e filha. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)

Parto humanizado

Em um parto humanizado, em que são usados diversos recursos que proporciona às gestantes mulheres e aos bebês o conforto e a segurança necessários, Mara Sousa aguardou e, logo após, teve Aruna em seus braços.

Mara Souza também contou como foi o momento após o nascimento de sua filha. “Ela ficou um pouco comigo e logo depois os enfermeiros da maternidade a levaram para que a neném recebesse os primeiros atendimentos”, lembra. Ainda segundo a cantora, a ficha demorou a cair após toda a emoção e tensão da situação.

Segundo Mara Souza, ser mãe sempre foi um de seus grandes sonhos. Sua grande inspiração nesse ofício de amor é a avó, já falecida, que sozinha criou cinco filhos. “Uma guerreira”, diz a cantora.

Mara garante que ter dado à luz sua primeira filha às vésperas dos Dia das Mães foi o melhor presente que poderia receber, mesmo em época de pandemia. Aruna nasceu com 3,405 kg e 42 cm. De legado e aprendizado com essa experiência, Mara garante e reforça que uma mulher é capaz de tudo. “Nosso corpo é cheio de mistérios. Deus fez tudo com perfeição”, afirma.

Neemias Cantanheides, esposo de Mara, conta que o momento do parto foi uma mistura de adrenalina e emoção, porém, muito especial. “Em palavras não consigo expressar”, diz .

Neemias Cantanheides, esposo de Mara, comemorando o nascimento da filha. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
Neemias Cantanheides, esposo de Mara, comemorando o nascimento da filha. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)

Dia das Mães

Mara Souza deixa também uma mensagem especial a todas as mãe pelo dia delas. “Desejo a todas as mamães um dia lindo. Para quem pode estar perto de suas mães, curtam bastante, tomando os devidos cuidados, claro. Para quem está longe dos seus filhos, mesmo que seja difícil, seja gratas, vocês tiveram o dom mais lindo do mundo, que foi o de gerar. Mesmo agora não podendo abraçar seus filhos, estar com eles, agradeça. Logo, logo poderemos estar todos juntos celebrando a vida, o amor”, afirma.

Mara e sua filha Aruna na maternidade. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
Mara e sua filha Aruna na maternidade. (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)

A mais nova mãe lamenta pelo fato de não poder passar a data com a sua genitora. Porém, se alegra em poder estar com sua filha nos braços neste seu primeiro Dia das Mães. “Só de estar com minha filhinha aqui no colo já é um grande presente. Deus abençoe todas as mamães do mundo”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.