Distanciamento social

Na quarentena, mães e filhos comemoram Dia das Mães a distância

Tecnologia vira aliada das famílias para a comemoração durante o isolamento social.

André Nadler e Paulo Pontes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Em um momento onde palavras digitadas se tornam abraços e conversas na mesa do jantar se transformam em um bate-papo no grupo da família, a adaptação é necessária para conter danos emocionais.
Em um momento onde palavras digitadas se tornam abraços e conversas na mesa do jantar se transformam em um bate-papo no grupo da família, a adaptação é necessária para conter danos emocionais. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Mãe, são três letras, apenas uma palavra, mas um sentimento tão grande que distância nenhuma pode diminuir. O Dia das Mães, data tradicionalmente celebrada no segundo domingo de maio, está contando com a tecnologia como parceira para driblar o distanciamento entre muitas mães e filhos, devido ao isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionado ao combate do novo coronavírus.

Em São Luís, primeira cidade a aderir o lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais, os encontros e abraços vão dando lugar para videochamadas e mensagens digitais como forma de buscar uma aproximação maior para a comemoração do Dia das Mães. Para a funcionária pública Grecy de Menezes, a tristeza por estar longe da mãe numa data especial é grande, mas os recursos tecnológicos vão ser a grande saída para driblar a distância. " O sentimento é de tristeza, claro, porque nunca passamos essa data longe uma da outra e nunca ficamos tanto tempo distantes. Mas ao mesmo tempo sinto que estou protegendo minha mãe seguindo essa recomendação do ministério da saúde. Vou tentar suprir a falta de uma proximidade nesse dia conversando bastante com ela pelo celular", comentou.

Em um momento onde palavras digitadas se tornam abraços e conversas na mesa do jantar se transformam em um bate-papo no grupo da família, a adaptação é necessária para conter danos emocionais. Greycy faz parte do grupo de pessoas que trabalham com serviços essenciais, e sua mãe, por sua vez, idosa e hipertensa, faz parte do grupo de risco do Covid19, sendo assim, é essencial que ela evite contato direto com a dona Maria do Céu. "Nessa data, costumamos fazer um café da manhã, todos os anos, e aproveitamos para reunir toda a família, desde a minha infância, mas esse ano vai ser diferente e sei que é importante nos adaptarmos ao formato que o momento permite, pois a prioridade é proteger minha mãe seguindo essa recomendação do Ministério da Saúde", explicou Greycy.

O Mercado no Dia das Mães

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Mães de 2020 terá uma queda histórica nas vendas no varejo. Segundo a entidade, a projeção aponta um encolhimento de 9,2% no faturamento real do setor na data.

Em São Luís, com o comércio de portas fechadas, o serviço de delivery se torna uma opção para os filhos presentearem suas mães. Aplicativos e comerciantes que trabalham no campo virtuam têm oferecido recursos que possibilitam as pessoas a entrega de cestas criativas e até um cardápio variados de refeições para as mamães que prezam bastante pela gastronomia. A Maria do Céu, mãe da Grecy, provavelmente fará parte do grupo de mães que foram presenteadas dessa forma. "Estamos querendo encomendar um presente usando o recurso do delivery, mandar entregar e fazer uma homenagem nas redes sociais. Devido ao Lockdown não poderemos nem olhar ela pela janela.", ressaltou a filha.

A união faz a força

Sozinhos nós vencemos às vezes, mas em grupo podemos ganhar constantemente. O Imirante.com sabe a importância que uma grande corrente do bem é necessária para combater os problemas atuais e, para isso, coletamos as mensagens em vídeo de amor de mães e filha, Maria do Céu e Greycy, como homenagem das duas para o Dia das Mães. Veja abaixo o vídeo com o depoimento das duas:

Mesmo em isolamento social, alguns filhos que moram com suas mães vão poder aproveitar a data juntos. A servidora pública Lindalva Arache e seu filho Gabriel Arache, estarão na mesma residência. Para ela, é gratificante poder ter seu filho por perto em um momento tão complicado para a população. "Essa data tem um valor especial para mim e é extremamente gratificante ter a oportunidade de, mesmo em uma fase tão complicada, por ter meu filho perto de mim", explica. Veja o vídeo:

O Imirante.com desejam um Dias das Mães repleto de carinho e amor, mesmo a distância, para suprir todas as adversidades e saudade que possa surgir nesse momento de pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.