Carnaval do Maranhão

Prévias consolidam Circuito Beira Mar como corredor da alegria no Carnaval do Maranhão

Este é o último fim de semana de pré-Carnaval, em São Luís.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Para o quinto e último sábado, espera-se que o volume de público supere os demais, já que o número foi crescente.
Para o quinto e último sábado, espera-se que o volume de público supere os demais, já que o número foi crescente. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A temporada de prévia carnavalesca vai se despedindo, o próximo fim de semana será o último de pré-carnaval em São Luís, mas o público não vai ter tempo de sentir saudades. É que o circuito Beira-Mar, que faz sucesso entre os brincantes ludovicenses, volta com atrações ainda mais completas no período momesco. Serão artistas locais e nacionais comandando a festa nos quatro dias de Carnaval do Maranhão.

Saiba mais:

Conheça o esquema de segurança montado para o Carnaval do Maranhão 2020

Último pré-Carnaval de São Luís animará a Beira-Mar e a Madre Deus neste fim de semana

A expectativa, para o secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso, é que o sucesso da prévia se mantenha no Carnaval, consolidando, cada vez mais, o circuito Beira-Mar como palco da folia. “O circuito Beira-Mar, criado em 2017, se fortaleceu e hoje é um dos mais badalados do carnaval maranhense. Neste ano, incluímos pela primeira vez esse circuito na programação do pré-carnaval e está sendo um sucesso, prometendo muito mais para a temporada oficial”, pontuou o secretário.

Este ano, ao todo, são cinco fins de semana de prévias, com programação variada, começando na sexta-feira e se estendendo até o domingo, em vários pontos da região do Centro de São Luís. Aos sábados, sempre às 15h, começa a animação na avenida Beira-Mar. As primeiras atrações se apresentam em palco instalado próximo à Praça Maria Aragão e ao entardecer, um trio elétrico carrega multidões percorrendo a avenida mais charmosa de São Luís.

Para o quinto e último sábado, espera-se que o volume de público supere os demais, já que o número foi crescente. No primeiro dia, 18 de janeiro, foram registrados 10 mil brincantes, e no sábado passado, 8 de fevereiro, na mesma avenida, o número já chegou próximo a 30 mil. Nos primeiros quatro sábados, pelo menos 75 mil pessoas passaram pelo local.

O público compareceu em peso e também aprovou o Circuito Beira Mar. O vendedor Willen Abreu elogiou a programação diversificada e o policiamento durante o Pré-Carnaval. “A segurança está nota 10. Percebi que em cada esquina tem segurança. Dá para trazer sua família e seus filhos à vontade. Dá para todo mundo brincar em paz. A segurança está maravilhosa”, disse Willen.

Já o professor de dança Sávio Lopes acredita que a festa, feita por artistas da terra, fortalece a cultura popular maranhense. “Essa energia é contagiante demais e só em saber que estamos prestigiando nossa cultura popular, a gente se diverte mais, dança, canta. É um momento de curtir com a turma e é sempre essa alegria”, disse.

Carnaval

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, o Carnaval do Maranhão tem vasta programação, com artistas locais e nacionais, que farão a festa nos Circuitos Beira Mar, Madre Deus, Passarela e Rio Bacanga.

Na Beira-Mar, no domingo (23), os povos tradicionais de terreiros do Maranhão, grupos de capoeira, Casinha da Roça e Blocos Afros, irão abrir a programação do circuito às 15h com um Banho de Axé. Daí é dada a largada da festa. Ainda no domingo, passam pela avenida a cantora Maria Rita, liderando o bloco do Bem; e o grupo maranhense Lamparina comandando outro bloco, que terá o grupo Cidade Negra como convidado.

Na segunda-feira (24), entre as atrações para o palco estão a banda Jegue Folia, o grupo Sindicato do Samba e baianidade de Margareth Menezes animam os foliões. Nos trios, passam pela avenida o bloco de reggae da Tribo de Jah, que terá a participação do cantor internacional Kenyatta Hill, e o bloco do grupo Argumento, que fará dobradinha com o grupo Bom Gosto, fazendo todo mundo cair no samba.

No último dia, na terça-feira (25), a Beira-Mar vai receber no palco Mano Borges, Bicho Terra e Zeca Baleiro. Entre os trios, o destaque vai para o bloco da cantora Flávia Bittencourt, que terá a companhia dos cantores Jaloo e Mariana Aydar, e do bloco Bota pra Moer, comandado pela dupla Criolina, com participação de Duda Beat e do cantor Otto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.