Tradição popular

Museu Casa de Nhozinho abre exposição de Máscaras de Fofão

A exposição ficará aberta até a primeira semana de março.

Na Mira, com informações da Secma/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Você sabia? O tradicional Fofão foi inspirado em personagens do Carnaval europeu.
Você sabia? O tradicional Fofão foi inspirado em personagens do Carnaval europeu. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Museu Casa de Nhozinho preparou uma exposição especial de Máscaras de Fofão, personagem popular do Carnaval do Maranhão. A mostra temática abre nesta sexta-feira(7), às 16h, na Galeria do Cofo, Rua Portugal nº185, Praia Grande, centro histórico de São Luís.

A exposição ficará aberta até a primeira semana de março, de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h30. O objetivo é chamar a atenção para uma das figuras mais populares e tradicionais do carnaval maranhense, e suas máscaras confeccionadas em papel machê (técnica que usa cola, jornal e tinta), com estampas coloridas e divertidas.

Leia também:

Exposições na Casa do Maranhão exaltam carnaval do Estado

UFMA abre exposição "Máscaras de Fofão" nesta sexta-feira (7)

As peças em exposição, de autoria dos artistas Paulo Coelho, José Alencar, José Diniz, Nil Muniz, Pelé Fontenelle, Dalton Costa e Rogério Berredo, também estarão à venda.

Símbolo do carnaval maranhense, o Fofão foi inspirado em personagens do Carnaval europeu, e antigamente saia pelas ruas de São Luís, animando e alegrando os foliões. Usam máscaras, macacões coloridos e folgados, com guizos (que fazem o barulho tradicional que se ouve quando eles passam pelas ruas).

Ainda hoje pode-se encontrar no carnaval de rua adultos e crianças fantasiados com as roupas que caracterizam essa figura durante o período momesco. Algumas pessoas costumam procurar semelhanças entre o Fofão maranhense e os palhaços da Comédia del’Arte. Outros ainda com o Bufão medieval ou com o Bobo da Corte. E ainda com Careto ou Chocalheiro de Portugal, que é um personagem mascarado que aparece no período do carnaval na região de Trás-os-Montes.

#ParaConhecer:

As redes sociais também são espaços onde o incentivo à preservação da cultura popular maranhense tem sido defendida. No instagram, por exemplo, o perfil do Picos do Maranhão fez uma publicação sobre o tradicional personagem carnavalesco: "O fofão chama atenção por onde passa".

Quem topa sair de fofão nos blocos de carnaval?? Personagem tradicional dos carnavais maranhenses, o fofão chama atenção por onde passa. Usando um macacão bem largo feito de seda ou chita com guizos em suas extremidades, no rosto a máscara de papel machê ou borracha com feição assustadora, em uma das mãos uma boneca e em outra uma vara, o fofão é inconfundível! ⠀ Nos stories trouxemos dicas de onde encontrar as roupas e máscaras de fofão em São Luís. Divulgamos também uma oficina imperdível que irá acontecer nos próximos dias. Maroquem lá! ⠀ Queremos dicas de locais para comprar roupas e máscaras de fofão em outras cidades maranhenses. Quem souber diga aqui nos comentários!

Uma publicação compartilhada por PICOS MARANHÃO (@picosdoma) em

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.