Em São Luís

Exposições na Casa do Maranhão exaltam carnaval do Estado

As duas mostras estarão em exibição na Casa do Maranhão.

Na Mira, com informações da Secma/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
O acervo contará com exibição de vídeos, documentários, artefatos e outros elementos.
O acervo contará com exibição de vídeos, documentários, artefatos e outros elementos. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - No mês de fevereiro, para comemorar o período carnavalesco, o centro de cultura Casa do Maranhão receberá duas exposições relacionadas à festa momesca: "Tambores Tradicionais do Carnaval de São Luís: o início de um memorial" e "Casinha da Roça: símbolo de Autenticidade e Resistencia Cultural do Carnaval do Maranhão".

A primeira exposição, "Tambores Tradicionais do Carnaval de São Luís: o início de um memorial", terá abertura nesta quarta-feira (5). O acervo apresenta todo o luxo, originalidade, criatividade dos blocos tradicionais, assim como os poemas cantados e musicalizados pelas inconfundíveis batucadas dos contratempos, agogôs, afoxés, apitos, reco-recos, cabaças e retintas. Conta, ainda, com oficinas e exibição do documentário "Vai Querer Vai Querer", do pesquisador e professor Mestre Euclides Moreira.

Leia também:

Programação oficial do Carnaval 2020 em São Luís é divulgada; veja!

Eleita a Corte Momesca do Carnaval 2020 de São Luís

Marchinhas de Carnaval: humor, crítica e liberdade

Já a exposição "Casinha da Roça: símbolo de Autenticidade e Resistencia Cultural do Carnaval do Maranhão" terá início no dia 17 de fevereiro. É uma homenagem a esta maneira única de se fazer cultura momesca, com originalidade e a criatividade dos elementos, artefatos, histórias e memórias que compõem o dia a dia do homem da terra, embalados pela grande e contagiante batucada dos Tambores de Crioula. O acervo contará com exibição de vídeos, documentários, artefatos e elementos presentes no cotidiano do fazedor cultural da Casinha da Roça.

Segundo Iguatemy Carvalho, gestor da Casa do Maranhão, “o objetivo é fomentar a valorização e perpetuação das tradições culturais do carnaval do Maranhão a partir da Casinha da Roça e dos Blocos Tradicionais, fortalecendo a identidade, sentimento de pertença e cidadania do povo maranhense”.

O encerramento das exposições está previsto para o dia 30/03.

A Casa do Maranhão está localizada na Rua do Trapiche, s/n, Praia Grande – São Luís/MA – e está aberta para visitação de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 13h30. Entrada gratuita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.