407 anos de São Luís

Prefeitura de São Luís movimenta fim de semana com shows na Praça Maria Aragão

Apresentações seguem neste sábado (7) com show Terra de Adoração com padre Joãozinho e Fernadinho e no domingo (8), com Alcione, César Nascimento e Cia Barrica.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As comemorações dos 407 anos de São Luís seguem na Praça Maria Aragão com uma programação de shows que continua neste sábado (7) com o show Terra de Adoração, que reúne grandes nomes da música católica, como padre Joãozinho, e gospel, a exemplo do cantor Fernandinho. No domingo (8), se apresentam Alcione, César Nascimento e Companhia Barrica. Organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, os eventos inciaram nesta quinta-feira (5) com o show de reggae Vibrações Positivas e na sexta (6) com a banda Mesa de Bar.

O já consagrado show Terra de Adoração, a ser realizado neste sábado (7), promete momentos de louvor e adoração com inicio às 16h. Na programação, shows católicos, tendo como atrações o padre Joãozinho, Leo Rabelo (Banda Dominus), Clay Viana e Diego Fernandes. Em seguida, por volta das 19h, será a vez do show gospel com apresentações de Fernandinho, Paulo César Baruk, Midian Lima, Maurício Paes, Pastor Célio e Lidia Carollini.

E no domingo, 8 de setembro, data do aniversário de São Luís, a população será agraciada com a voz marcante da cantora Alcione, ícone da MPB, encerrando a programação principal das festividades pelos 407 anos da capital maranhense. A noite terá ainda apresentações de artistas como César Nascimento e Companhia Barrica, que fará um mix de sucessos do Bicho Terra e Boizinho Barrica.

Nesta sexta (6) os shows foram voltados para os apreciadores do ritmo arrocha com o cantor Lucas Seabra e a da banda maranhense Mesa de Bar. O grupo, que tem agitado multidões por onde passa com seu repertório romântico, deve repetir o sucesso de público da última apresentação realizada no local, pelas festividades juninas.

Reggae

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (5) a Praça Maria Aragão recebeu uma legião de seguidores do reggae na data que se celebra o Dia Municipal do Regueiro. O gingado contagiante do reggae colocou o público para dançar e prestigiar as atrações, entre elas as bandas Tribo de Jah e Raiz Tribal, no show Vibrações Positivas, que reuniu diversos segmentos como a Banda Guetos, Filhos de Jah, os cantores Levi James e Luís Guerreiro, os grupos de dança GDAM, Sain't Louis, Garotinhos Beleza e Batan Passos, os DJs Girleno, Gustavo Roots, Ademar Danilo e Amorim Capital, as equipes de vinil Star Disco, Clube do Vinil e Reggae Night, além de artesanato, trancistas e moda reggae.

Pela animação do público, foi fácil entender porquê a cidade é considerada a capital brasileira do reggae, ritmo de origem jamaicana que há aproximadamente cinco décadas embala os ludovicenses. O secretário municipal de cultura, Marlon Botão destacou a parceria com os fazedores e apreciadores de reggae de São Luís. "Os shows e apresentações compõem a programação de comemoração do aniversário da cidade, promovida pela Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo. Esta parceria com a Comissão Integrada do Reggae e Turismo,que ajudou na realização deste show, já vem acontecendo ao longo dos anos de forma sistemática, buscando fortalecer a cadeia produtiva do reggae", disse.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um dos grupos mais esperados da noite foi a Tribo de Jah. Com 30 anos história, a banda já se apresentou em vários lugares do mundo. Durante o show, eles fizeram uma homenagem a todos os regueiros, chamando ao palco a banda Guetos para encerrar com eles cantando seu maior sucesso, a música "Regueiros Guerreiros". A banda Raiz Tribal, que havia se apresentado antes, também fez participação especial no show da Tribo.

O vocalista da banda, Fauzi Beydoun, agradeceu o convite da Prefeitura de São Luís, em nome do prefeito Edivaldo, e falou da satisfação em tocar em São Luís. "Já rodamos por muitos continentes, mas tocar em São Luís é realmente muito especial. Queremos agradecer ao prefeito Edivaldo pelo convite e por valorizar os regueiros, esse reconhecimento para gente é muito importante".

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O tecladista e vocalista da banda Raiz Tribal, Keké Enes falou sobre representar o Maranhão pelo Brasil afora através do reggae. "Tocar reggae dentro de casa é muito bom, é uma responsabilidade maior e mostra que Santo de Casa faz milagre sim, porque apesar de representar o reggae maranhense em outros lugares do país, nós vemos que não precisamos ir para fora para fazer sucesso, porque conseguimos fazer sucesso na nossa terra e ter o apoio hoje da atual gestão municipal é fundamental", ressaltou.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O ludovicense Urubatan Pinheiro Passos estava vestido as cores da Jamaica e se divertiu bastante ao som do seu ritmo favorito. "Venho todo ano comemorar essa data e dançar com as bandas locais, participo desde que iniciou e acompanho o trabalho da Comissão Integrada do Reggae e Turismo. O evento está muito bom", contou.

A data é celebrada no dia 5 de setembro, instituída pela Lei Nº 4.102 de outubro de 2002. "Esta é a 13ª edição do show Vibrações positivas para comemorar o Dia Municipal do Regueiro. É uma oportunidade de englobar todos os segmentos do reggae e encontrar no evento como uma celebração maior, festejar o nosso dia", explicou Fabinho de Jah, da Banda Filhos de Jah e membro da Comissão Integrada do Reggae e Turismo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Comissão Integrada do Reggae e Turismo (CIRT) é formada por 14 representantes dos vários segmentos da cadeia produtiva do movimento reggae. No dia 11 de maio o Brasil comemora o "Dia Nacional do Reggae". A criação da data foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no diário da união, de acordo com a lei. A data é uma homenagem a Robert Nesta Marley (Bob Marley), considerado o grande difusor do ritmo pelo mundo, que faleceu em 11 de maio de 1981.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.