Em São Luís

Festival do Minuto exibe filmes no Museu da Imagem e do Som

O primeiro dia da mostra acontece neste domingo (7), a partir das 17h, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
O Festival do Minuto foi criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão e trabalha com a seleção de imagens em movimento com duração de 60 segundos.
O Festival do Minuto foi criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão e trabalha com a seleção de imagens em movimento com duração de 60 segundos. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - São Luís recebe nos dias 7 e 14 de julho uma seleção de filmes do Festival do Minuto, conhecido por incentivar a produção cinematográfica com trabalhos de duração máxima de 60 segundos, pioneiro no formato. O primeiro dia da mostra acontece neste domingo (7), a partir das 17h, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O MIS fica no Forte de Santo Antônio na Ponta d´Areia, próximo ao Espigão Costeiro e funciona de terça a sexta, das 10h às 19h e sábados e domingo das 10h às 20h.

O Festival vai oferecer duas mostras: uma seleção de 2018 e outra de 2017. Todos os anos o Festival organiza a Rede Melhores Minutos, onde são exibidos gratuitamente, em formato acessível, os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais pelo Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus entre outros.

O Festival do Minuto foi criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão e trabalha com a seleção de imagens em movimento com duração de 60 segundos. Pioneiro no formato no mundo, serviu de inspiração para a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

Desde 2007 o Festival do Minuto se tornou totalmente online e todos os meses são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdos.

No campo da educação, o Festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete na divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias.

Com um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas o festival já contou com grandes nomes do cinema tais como: Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tatá Amaral e Beto Brant.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.