Reconhecimento internacional

Maranhense é aceita na lista oficial de membros do Critics Choice Association: “É a realização de um sonho”

Ao Na Mira, a maranhense Fabiana Lima afirmou que a inclusão do seu nome da lista de membros é a validação de um trabalho de anos de dedicação.

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 11/10/2023 às 15h37
Crítica maranhense é aceita no grupo oficial de membros do Critics Choice Association. (Foto: arquivo pessoal)
Crítica maranhense é aceita no grupo oficial de membros do Critics Choice Association. (Foto: arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - O Maranhão ganhou uma nova representante no grupo de membros da maior associação de críticos de cinema e televisão dos Estados Unidos e Canadá, o Critics Choice Association, com a participação da crítica de cinema Fabiana Lima, de São Luís. No último sábado (7), a maranhense recebeu a resposta positiva sobre sua inclusão na associação e já está oficialmente na lista de membros.

A partir de agora, Fabiana Lima ganhou o direito de participar da votação que elege os vencedores da premiação Critics Choice Awards, uma das mais importantes depois do Oscar. O Critics Choice Awards é uma premiação realizada de forma anual, exibida no Brasil pelo canal TNT.

“É a realização de um sonho! Primeiro porque dentro da critica cinematográfica, ainda mais sendo mulher e nordestina, é difícil conquistar reconhecimento. Como a crítica cinematográfica necessita de uma validação e reconhecimento do meio, muitas vezes nosso discurso é invalidado e nosso conhecimento é subestimado", contou Fabiana Lima ao Na Mira.

Maranhense Fabiana Lima fala sobre nomeação na lista de membros do Critics Choice Association. (Foto: arquivo pessoal)
Maranhense Fabiana Lima fala sobre nomeação na lista de membros do Critics Choice Association. (Foto: arquivo pessoal)

Além de um reconhecimento, a inclusão de Fabiana na lista de membros da Critics Choice Association simboliza o reforço para a profissionalização da crítica de cinema produzida em solo maranhense. Sendo, também, um incentivo para que outras pessoas do Estado também voltem seus olhares para oportunidades como essa.

Leia também: Plot Twist: qual deve ser o papel da crítica de cinema?

“A partir desta oportunidade, será possível conhecer críticos do mundo todo, atender a eventos como premières e demais reuniões da Critics Choice em Los Angeles, receber filmes de forma antecipada (algo que me ajuda muito aqui no Maranhão, já que não temos cabines de imprensa e o acesso a muitos filmes é restrito) e ganhar visibilidade, claro. Acredito que também pesa no que tange a idas em festivais pelo mundo e futuras oportunidades para escrever para veículos mundialmente conhecidos. Meu papel vai ser tentar alcançar esses lugares que agora podem ser mais facilmente abertos”, explica a maranhense Fabiana Lima. 

Participação no Festival de Cannes

Em sua bagagem como crítica de cinema, Fabiana já acumula duas participações no famoso Festival de Cannes, que também é realizado de forma anual, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. As passagens da maranhense pelo festival internacional também somaram pontos para que a conquista no Critics Choice Association fosse possível. 

Fabiana Lima em uma das edições do Festival de Cannes, na França. (Foto: arquivo pessoal)
Fabiana Lima em uma das edições do Festival de Cannes, na França. (Foto: arquivo pessoal)

“Eu sempre tive como objetivo me afiliar a alguma associação de críticos, mas como a crítica cinematográfica depende de um conhecimento prévio, bagagem, coberturas de festivais, estudo e reconhecimento, eu sabia que iria demorar um pouco para acontecer algo assim. Desde quando criei o Cinemafilia em 2019, eu tinha isso em mente e em 2023 eu decidi tentar”, relata Fabiana.

Prestígio para o cenário maranhense

A nomeação de Fabiana, enquanto voz presente na crítica de cinema maranhense, não apenas reconhece seu talento e experiência, mas também abre um mundo de oportunidades para a comunidade cinematográfica local. Sua participação no influente grupo representa um passo significativo na promoção e valorização do cinema que também é produzido no Maranhão e possuem potencial para alcançar outras nacionalidades.

No último sábado (7), a maranhense recebeu a resposta positiva sobre sua inclusão na associação. (Foto: reprodução)
No último sábado (7), a maranhense recebeu a resposta positiva sobre sua inclusão na associação. (Foto: reprodução)

Com sua experiência, Fabiana poderá contribuir para elevar o perfil do cinema do Maranhão por aumentar as oportunidades de diálogo e cooperação com críticos e profissionais de cinema de todo o mundo. O intercâmbio de ideias e experiências enriquecerá a cena cinematográfica maranhense, inspirando a criação de obras mais inovadoras e aprimorando o nível geral de qualidade. 

“Acredito que fazer parte dessa associação mundialmente validada e tão cheia de critérios de específicos, avaliados por pessoas que já fazem parte daquele universo e estão tão perto de um dos maiores polos de cinema do mundo que é Hollywood é finalmente poder me autodenominar enquanto crítica sem a síndrome de impostora que pode cercar uma quantidade imensa de mulheres nesse meio como foi meu caso por muito tempo. Além disso, é poder levar a representatividade da minha vivência, enquanto brasileira, também, para a associação e consequentemente para Hollywood”, pontua a crítica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.