Cinema

Longa maranhense traz como tema estrangeirismo a partir do protagonismo negro

Ele concorre na mostra competitiva do Festival Guarnicê de Cinema com exibição gratuita neste domingo (25), no Teatro João do Vale, em São Luís.

Na Mira

Atualizada em 23/09/2022 às 23h14
A performance é orientada a partir do improviso do texto e interação com a câmera e tem o intuito de trazer em cena elementos de ritos maranhenses a partir do Tambor de Mina.
A performance é orientada a partir do improviso do texto e interação com a câmera e tem o intuito de trazer em cena elementos de ritos maranhenses a partir do Tambor de Mina. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A tragédia grega escrita no século V a.C, por Eurípedes, serviu de pano de fundo para o longa-metragem do diretor Failon Aletos com produção executiva de Jean Bottentuit Duarte. No longa, a atriz Teqs Barão, interpreta Medéia, uma mulher que desafia ordens, submissão e exílio, matando os próprios filhos para se proteger.

A performance é orientada a partir do improviso do texto e interação com a câmera e tem o intuito de trazer em cena elementos de ritos maranhenses a partir do Tambor de Mina.

O diretor geral Failon Aletos explica que a proposta pretende levantar questões sobre a luta de mulheres que desafiaram suas adversidades pessoais, rejeições sociais e reposicionamento ambiental. 

“Propomos aos atores a possibilidade de dialogar com os limites conhecidos do condicionamento corporal a fim de buscar novas expressividades simbólicas inspirando-se na história, nas lendas e nos folguedos da cultura maranhense, ensejando assim a criação de novos instrumentos de representatividades para a manipulação artísticas no nosso estado” finaliza. 

O filme, com classificação indicativa de 16 anos, terá uma única exibição no Festival Guarnicê de Cinema, no dia 25 de setembro, no Teatro João do Vale, a partir das 17h50. A sessão será gratuita e a retirada de ingressos será feita na bilheteria do teatro, no dia da exibição.
 

Medeia Submersa

Medeia Submersa é um dos três longas maranhenses selecionados no Festival Guarnicê de Cinema. Foi produzido durante a pandemia, na cidade de São Luís, durante uma imersão do corpo de atores do coletivo Teatro da Sacola.

A preparação corporal uniu exercícios de exaustão, alongamentos com acroyoga, técnicas de composição de teatro/improviso como Viwspoints e movimentos de Afro Butoh, campo de pesquisa performativo e filosófico contemporâneo, em que a arte atua na descolonização, através de técnicas advindas da ritualística e filosofias afro-diaspóricas brasileiras.
 

Teatro da Sacola

O Coletivo Teatro da Sacola denomina-se como um coletivo de artistas híbridos em busca de novas linguagens dentro da criação e da pesquisa teatral e artística, com pautas sustentáveis em questões de gênero, direitos humanos e empoderamento de comunidades urbanas e campesinas. 

Surgiu clandestinamente no cenário artístico brasiliense, em 2010, concentrando-se no Teatro de Rua, Performativo e de Guerrilha. Os ideais do Teatro da Sacola estão traçados no experimentalismo, no processo colaboracionista, no uso das linguagens cênicas, plásticas, circenses, audiovisuais, performáticas, poéticas, literárias e de inquietações políticas, fundindo arte, tecnologia e corpo. 

Atua amplamente nas cidades de Brasília/DF, Alcântara e São Luís/MA, além da região da Chapada dos Veadeiros/GO – e em cidades vizinhas e/ou próximas dentro do eixo Maranhão, Goiás e Distrito Federal.

Sinopse

Medeia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando o conformismo tradicional. Tomada de fúria terrível, mata os filhos que teve com o marido, para vingar-se dele e automodificar-se.

Serviço

O que: Exibição do filme “Medeia SubImersa”
Onde: Teatro João do Vale. R. da Estrela, 283 - Centro, São Luís - MA.

Quando: 25 de setembro, domingo.

Horário: 17h50.

Entrada gratuita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.