Cultura popular

Exposição Bumba meu boi do Maranhão traz o tema "Guarnicê"

As peças que representam ícones do repertório junino do MA.

Na Mira, com informações do Sesc/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Além da exposição, quatro livros sobre cultura popular maranhense serão relançados.
Além da exposição, quatro livros sobre cultura popular maranhense serão relançados. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Buscando valorizar o universo da cultura popular maranhense, o Sesc recebe a exposição “Bumba-meu-boi do Maranhão”, da artesã Tilde & Silva, e na noite de abertura também realiza o relançamento de quatro produções maranhenses na temática da cultura popular do Maranhão.

Com o tema “Guarnicê”, a mostra reúne um conjunto de esculturas que apresenta costumes, indumentárias e diversos sotaques do bumba-meu-boi. A abertura do acervo para visitação está marcado para o dia 31 de maio, às 18h30, na Sala Sesc de Exposições (Condomínio Fecomércio).

Leia também:

Exposição "Mães de Eras" no Shopping da Ilha

Exposição de graffiti será aberta nesta quarta (22), em São Luís

Mais de 10 artistas maranhenses selecionados para exposição sobre o Nordeste

A mostra é composta por 34 peças que representam ícones do repertório junino maranhense como o Pai Francisco, os caboclos de pena, cazumbás e as coreiras do tambor de crioula. A artista utilizou uma técnica mista (biscuit e argila) com sistema de iluminação em led e movimento giratório das peças para a produção da exposição.

As obras ficam expostas em base de MDF com vidro de proteção, destacando a nossa identidade cultural através das vestimentas e aparências dos personagens. A mostra fica aberta até 30 de junho, com horário de visita das 08h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.