Cuidados

Saiba como prevenir a micose nas unhas das mãos e dos pés

A doença é uma infecção causada por fungos ou leveduras.

Angra Nascimento / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Alguns cuidados são recomendáveis para evitar ter micoses de unha.
Alguns cuidados são recomendáveis para evitar ter micoses de unha. (Foto: reprodução)

A micose de unha, ou onicomicose, é uma infecção causada por fungos ou leveduras que acometem as unhas e causam grande preocupação, principalmente para as mulheres. Ela pode ocorrer nas mãos ou nos pés, porém, é mais comum nas unhas dos pés.

"A micose de unha pode deixar as unhas amareladas, esbranquiçadas, escurecidas, deformadas, grossas, frágeis, sem brilho e podem fazer com que a unha descole do seu leito. Embora não seja uma doença fatal, ela pode causar dor, desconforto e constrangimento social. Isso tudo afeta a qualidade de vida da pessoa", explica a dermatologista Carolina Araújo.

Leia também:

Dermatologista alerta sobre cuidados com a pele no verão

Maquiagem pode apresentar riscos de alergia nas pálpebras

Quer se livrar da extração do siso? Saiba como ocorrem as complicações

De acordo com a especialista, o tratamento depende do tipo de micose e da gravidade: "Recomenda-se que o tratamento seja feito por medicações tópicas que podem ser em formato de esmalte, pomada, loção ou ainda por medicações orais a até por laser. É importante lembrar que no tratamento da doença, a onicomicose das mãos demoram até 6 meses para curar e a das unhas dos pés demoram até 1 ano. Isso se o paciente fizer tudo direitinho. Lembre-se sempre que é necessário ter calma e paciência pois é preciso que uma unha nova e saudável cresça e substitua a unha doente".

Karla Simões, nail designer e especialista em unhas de fibra de vidro, conta que cuidados são recomendáveis para evitar ter micoses de unha tais como: só usar materiais esterilizados quando fizer as unhas, evitar sapatos apertados, usar meias de algodão e em locais públicos molhados como praia e piscinas usar chinelos para proteger os pés.

"É importante manter bem secos e limpos e os pés e os dedos e os sapatos. Isso porque fungos e leveduras se proliferam em locais úmidos e quentes. De qualquer forma a dica mais especial que eu posso dar é a seguinte: o estilo de vida recomendável é o estilo de vida saudável. Por isso, nunca se esqueça de adotar as medidas preventivas, e de tratar sempre que necessário", acrescenta a dermatologista Carolina Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.