Dicas

Dermatologista alerta sobre cuidados com a pele no verão

Uso de roupas adequadas, protetor solar e ingestão de água estão entre as medidas preventivas.

Angra Nascimento / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
A dica do especialista é aplicar o protetor antes de sair de casa, e não deixar para passar quando chega no local.
A dica do especialista é aplicar o protetor antes de sair de casa, e não deixar para passar quando chega no local. (Foto: reprodução)

IMPERATRIZ - Exposição aos raios solares pode ser prejudicial à pele, caso a pessoa não se proteja adequadamente. Estar atento aos horários e tempo, usar protetor solar, bonés ou chapéu e hidratar-se são alguns cuidados que devem ser tomados para prevenir queimaduras, manchas solares, entre outros efeitos cumulativos e o temido câncer de pele.

Na Praia do Cacau, em Imperatriz, não é difícil encontrar banhistas em qualquer horário, expostos ao sol e às altas temperaturas. O pedreiro Ariel Ângelo, 66 anos, conta que sempre trabalhou durante o dia, primeiro na lavoura e depois na construção civil e revela não usar protetor solar, mesmo sabendo dos riscos. “Eu nunca tive esse cuidado. Mas vou passar a ter por causa dos efeitos do sol, que prejudica a pele e por causa desse alerta vou usar”, reconheceu. Quanto à hidratação, ele afirma ingerir cerca de quatro litros de água diariamente.

Leia também: Aberto oficialmente o período de veraneio, em Imperatriz

O dermatologista Régis Albuquerque explica que, em ambiente urbano, os cuidados são usar chapéu ou boné, camisas de mangas compridas, usar guarda-sol, transitar pelo lado da sobra e principalmente, usar protetor solar. “O protetor solar deve ser aplicado, pelo menos, uma vez cedo pela manhã e outra à tarde, sendo interessante aplicar 30 minutos antes de se expor ao sol”, detalhou o médico, lembrando que é de extrema importância estar sempre bem hidratado, por meio de ingestão de líquidos e com hidratante corporal.

Já quando for à praia ou balneários com crianças, a dica do especialista é aplicar o protetor antes de sair de casa, e não deixar para passar quando chega no local, pois nesses ambientes vai ser mais difícil contê-los para o uso do produto.

Sobre o protetor, a indicação do dermatologista é reaplicar após suar muito, tomar banho ou secar-se, ou quando não, a cada duas horas. Ele ressalta que na "região, deve ser utilizado a partir do fator de proteção solar, fps 30”, explicou. Mesmo filtros solares “a prova d'água” devem ser reaplicados.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), conforme estimativa 2018 e 2019, o câncer de pele, do tipo não melanoma é o mais frequente no país e deve apontar cerca de 165 mil novos casos diagnosticados por ano. Confira dicas do Ministério da Saúde para prevenir o câncer de pele:

Fatores de risco para desenvolver o câncer de pele

  • Histórico familiar de câncer de pele;
  • Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
  • Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
  • Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
O sol é importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com o excesso. Quando seus raios ultravioleta (tipo B) atingem as camadas mais profundas da pele, podem alterar suas células e provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e até câncer de pele. Alguns cuidados são necessários, principalmente para aqueles que trabalham ao ar livre.

O que deve ser feito no lazer para prevenir o câncer de pele?

  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  • Usar sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15.
E no trabalho ao ar livre?

  • Não deixar de usar: chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida;
  • Se puder, use óculos escuros e protetor solar;
  • Procurar lugares com sombra;
  • Sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.