Opção de lazer

Prefeitura abre programação do Férias Culturais com passeio Conheça São Luís

O programa se destaca ainda como opção de lazer e entretenimento durante estes mês de férias.
Na Mira / com informações da assessoria13/07/2018 às 19h54
Prefeitura abre programação do Férias Culturais com passeio Conheça São LuísA programação do projeto Conheça São Luís nas Férias se realiza ainda dias 19 e 26 de julho. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A história e a cultura da capital maranhense contada durante um passeio tendo como cenário belos casarões de rica arquitetura secular. Essa é a proposta do projeto Conheça São Luís nas Férias que, no finalzinho da última quinta-feira (12), no Centro Histórico, abriu a programação do Programa Férias Culturais. O programa se destaca ainda como opção de lazer e entretenimento durante estes mês de férias.

Leia também: Turismo em São Luís é fortalecido no mês de julho

A secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, reforça que o projeto inicia a programação oficial de férias e oferece à população e turistas uma alternativa de diversão, unindo lazer e cultura. "A ação tem sua importância por promover a cidade contando sua história e apresentando a quem nos visita toda essa riqueza em arquitetura, em arte e cultura", reitera a gestora.

A concentração na Praça Benedito Leite reuniu pessoas interessadas em conhecer a cidade onde vivem, além de diversos visitantes que apreciam a história da única capital fundada pelos franceses e que conserva história de mistério e magia. "O projeto representa mais um esforço da gestão para preservar, resgatar e estimular o sentimento de pertencimento por sua terra", reforça Socorro Araújo.

A programação concentra na Praça Benedito Leite e segue em passeio à Praça Dom Pedro II e espaços no entorno. Todo o trajeto é acompanhado por guia que ao longo do passeio relata as instigantes histórias sobre prédios históricos, a exemplo da Igreja da Sé, o Palácio de La Ravardière, o Palácio dos Leões e a sede da Capitania dos Portos. O casal de professores cearenses Diego Rodrigues, 36 anos, e Júlia Bastos, 31 anos pela primeira vez visitam São Luís e se surpreenderam com o projeto.

"Tínhamos muita vontade de conhecer a cidade e encontrar essa iniciativa é uma boa surpresa. O projeto ganha por inserir a sua população nesse conhecimento e valorizar o que a cidade tem melhor. Estou gostando bastante", disse Júlia Bastos. Para Diego Rodrigues, a proposta "é feliz por contribuir para que a história e a cultura local sejam sempre lembradas e brindam quem mora aqui e os visitantes com essa bela memória histórica".

A pedagoga Noeli Moura, 24 anos, aproveitou a programação para se divertir com o filho, Victor Nicolas, de cinco anos e a amiga Carolina Diniz, 27 anos. "É uma programação muito interessante para curtir com a família e eu sempre procuro saber de boas atividades para trazer meu filho e mostrar para ele o que a nossa cidade tem de bonito, de cultural, de histórico. Está de parabéns a gestão pela iniciativa e ela organização", enfatizou ela, que é do município de Santo Antônio dos Lopes.

O projeto Conheça São Luís nas Férias conta com apoio de guia turístico e participação de diversos personagens da história de São Luís. Entre estes, nomes notórios como Daniel de La Touche, Ana Jansen, Maria de Médici, Catarina Mina, Gonçalves Dias, Benedito Leite, Gonçalves Dias, entre outros.

O passeio segue pelas ruas do Centro Histórico - de Nazaré, da Estrela, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua da Alfândega - e encerra na Praça Nauro Machado. A programação do projeto Conheça São Luís nas Férias se realiza ainda dias 19 e 26 de julho, sempre a partir das 16 horas se estendendo até o finalzinho da tarde.

Lazer, cultura e história

Completando o cronograma de ações do programa Férias Culturais, a Prefeitura realiza ainda o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae. Personagens do folclore e história de São Luís guiam o público pelas ruas do Centro Histórico contando a história da cidade. Durante a ação são visitados pontos turísticos do bairro histórico. Todo o passeio é guiado ao som de músicas regionais e canções populares nacionais. O projeto será dia 18, a partir das 19 horas, Praça Benedito Leite, Centro Histórico.

Pontos turísticos ou históricos que fazem referência ao reggae são o foco do projeto Roteiro Reggae. Neste passeio, o público é levado a conhecer o estilo musical que deu a São Luís o título de capital brasileira do reggae e Jamaica Brasileira. Os locais representativos para a evolução deste estilo na capital são apresentados ao público. Durante o passeio, grupos de dança do ritmo acompanham os visitantes dando um clima diferenciado ao evento cultural. O Roteiro Reggae será dia 25 de julho, às 19 horas.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2018 - Todos os direitos reservados.