Semente Digital

Mostra Interativa vai guiar visitantes entre mundo real e virtual

Tecnologias permitem que se revisite o Centro Histórico sob nova perspectiva.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

SÃO LUÍS - Na mostra interativa que será apresentada como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visitantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar tecnologias desenvolvidas pelo projeto Semente Digital. Por meio das ferramentas apresentadas, o Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) propõe uma diferente forma de interação entre o bem histórico-cultural de São Luís e a comunidade.

Entre os instrumentos utilizados, está o leapmotion. A ferramenta funciona como um sensor que, ligado ao computador, reconhece o movimento das mãos e gestos do usuário. A proposta do Semente Digital é desenvolver uma aplicação que permita a interatividade entre pessoas e histórias relacionadas a São Luís.

Outro aplicativo é o cardboard, desenvolvido pelo Google. Ele permite que o usuário entre e passeie por um mundo virtual. Na mostra interativa, o cenário vai ser o Centro Histórico da cidade, ruas e casarões já conhecidos pelos ludovicenses e apreciados por turistas de todo o mundo.

Aberta ao público, a mostra interativa ocorre nesta quinta (22) e sexta-feira (23), na Galeria Trapiche, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os agendamentos para grupos são feitos por telefone (98) 3272-8407.

Para mais informações, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.