Produção Maranhense

MA: curta Chiaroscuro vence o Oscar Estudantil

A produção venceu na categoria Experimental, do 42º Student Academy Awards.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

SÃO LUÍS - Imagine uma produção cinematográfica maranhense vencedora do Oscar. Imaginou? O que poderia ser só imaginação, se tornou realidade na noite dessa terça-feira (25). O curta-metragem de animação Chiaroscuro (Animação, 2014, 07’48”, MA, Livre), do cineasta maranhense Daniel Drummond, foi premiado no 42º Student Academy Awards, o "Oscar Estudantil" - clique aqui e veja a lista dos vencedores.

Cena do curta Chiaroscuro, de Daniel Drummond.
Cena do curta Chiaroscuro, de Daniel Drummond.

A produção (Estados Unidos, Brasil), que venceu na categoria Experimental, disputou a premiação com 1.686 inscritos. No total, foram 15 vencedores anunciados pela academia - na mesma categoria, além de Chiaroscuro, foi premiada a produção Zoe, de ChiHyun Lee.

"É uma honra sem tamanho, e não tenho palavras para expressar como sou grato por todos que apoiaram esse projeto. Obrigado
Daniel Drummond

Em seu perfil no Facebook, o cineasta maranhense comentou sobre a vitória. "É uma honra sem tamanho, e não tenho palavras para expressar como sou grato por todos que apoiaram esse projeto", comemorou. Chiaroscuro foi o trabalho de conclusão do curso de cinema do maranhense na Chapman University-Califórnia, nos Estados Unidos.

Cena do curta Chiaroscuro, de Daniel Drummond.
Cena do curta Chiaroscuro, de Daniel Drummond.

As produções vencedoras no no 42º Student Academy Awards serão premiadas em uma cerimônia no Samuel Goldwyn Theater da Academia, em Beverly Hills, nos Estados Unidos. O evento ocorre no dia 17 de setembro. As colocações de medalhas - ouro, prata e bronze - serão anunciados neste dia.

Criada em 1972, os prêmios da The Students Academy Awards são uma forma de fornecer uma plataforma para novos talentos do mundo - através da criação de oportunidades dentro da indústria para mostrar seu trabalho. Na categoria, cineastas famosos já passaram pela premiação, como Pete Docter, John Lasseter, Spike Lee, Trey Parker e Robert Zemeckis, por exemplo.

Cena do curta Chiaroscuro, de Daniel Drummond.
Cena do curta Chiaroscuro, de Daniel Drummond.

Festival Guarnicê de Cinema

Recentemente, o filme foi exibido e premiado na 38 edição do Festival Guarnicê de Cinema, realizada em São Luís. Além do prêmio de Melhor Filme Curta Maranhense, a produção de Daniel Drummond recebeu o Troféu da Associação dos Produtores de Cinema do Maranhão (APROCIMA) na premiação.

Chiaroscuro

A produção, que conta com quase oito minutos de duração, narra sobre um ambiente desolado, a descoberta de uma entidade misteriosa que dá início à uma perseguição pelo espaço abstrato. Enquanto dois organismos competem pela única luz na escuridão, sua história revela a natureza volátil do poder. Chiaroscuro é um exercício em estética minimalista. Uma trama visual solta, pura, sem amarras, onde cabe ao espectador conectar os pontos.

Outras indicações

Além do Festival Guarnicê de Cinema e do Students Academy Awards, Daniel Drummond já representou o Estado em outras eventos e premiações, como na 23ª edição do Anima Mundi (o maior festival de animação das Américas e o segundo maior festival da categoria no mundo), realizada entre os dias 10 e 15 de julho no Rio de Janeiro e entre 17 e 22 de julho, em São Paulo.

No início de 2015, ele foi exibido, também, durante o Festival Maranhão na Tela e, em outras ocasiões, no Festival Cinequest e no Festival de Cannes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.