Lançamento

Ouça Utopian, do projeto maranhense Pupo Ico

Álbum com nove faixas foi lançado no fim de semana.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão é conhecido como a terra do reggae e, também reconhecido pelo tambor de crioula, mas nem de longe é o único som em destaque nas terras maranhenses. Acompanhando a fase de lançamento de vários artistas do Estado, que já conta com novos registros de Marcos Lamy e Nathália Ferro, por exemplo, o maranhense Victor Liberino, mais conhecido pelo nome artístico do projeto "Pupo Ico", lança o seu primeiro álbum, intitulado Utopian.

No projeto "Pupo ico", Victor utiliza referências que vão desde o dubstep ao lounge. "Eu tenho como referencia o vaporwave, chillout, deep house e nu disco. Porem, outros gêneros usuais como trap, complextro e dubstep são frequentes no iCoderG", disse Victor em entrevista ao Imirante.com.

O envolvimento de Victor com a música vem de um processo que iniciou há três anos, quando ele criou o projeto iCoderG. "Minha ideia era produzir chiptune e house. Porem, conforme estudava novos gêneros da musica eletrônica, o nome perdeu essa relação e passei a usar ele para manifestar meu aprendizado", revelou o artista. Músicas como Sueg e 3AM, segundo Victor, são "picos da ironia de 'iCoderG'". "Elas me fizeram perceber que produzo melhor, com esse pseudônimo, quando não levo ele a sério", acrescentou.

Mas o projeto Pupo Ico vai além da própria música. "O nome Pupo ico surgiu tão espontaneamente quanto o processo de produção artística: nada é muito programado. 'Ico' pode ser interpretado como figura ou protagonista, e 'Pupo' foi a primeira palavra que passou pela minha cabeça. Essa relação entre imagem e som é pela fidelidade contextual e estética que esse projeto representa, como a cultura retrofuturista, surgimento dos computadores domésticos, tabagismo e o consumismo decorrente da 'terceira revolução industrial'", disse Victor sobre a criação do projeto e, inclusive, sobre suas outras habilidades, que englobam, ainda, o mundo da pintura e do design.

As influências de Utopian passeiam pelo mundo das artes, indo desde os músicos como Vektroid, Blank Banshee e Garden City Movement à artistas como Jens Ullrich, Petra Cortright e Andy Warhol que, segundo Victor, influenciaram muito no formato do projeto que agrupa várias ideias.Utopian conta com nove faixas, como Music That's Fresh and Delicious, The Sound of When Someone You Miss is Online, It's Not Porn e Amant. Para ouvir Utopian na íntegra, clique aqui. Para mais informações sobre o projeto Pupo Ico, acesse à FanPage clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.