Comemoração

Aberta Semana de Museus nesta terça (14), com programação pela cidade

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

Os museus da cidade estarão em festa de terça-feira (14) a domingo (19), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus - celebrado em 18 de maio. Sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 11ª Semana de Museus desenvolverá sua programação com o tema “Museu (memória + criatividade) = mudança social”.

Em São Luís, a programação, promovida pelo governo do estado, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, será coordenada pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão e acontecerá nos museus estaduais, Casas de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Palácio Cristo Rei (UFMA), Correios, Museu dos Capuchinhos, Fundação da Memória Republicana, Convento das Mercês, Museu do Sítio do Físico, Museu da Memória Áudio Visual e, na cidade de Alcântara, no Museu Histórico de Alcântara, com exposições, cursos, oficinas, palestras, seminários e outros.

O início da programação está previsto para as 9h, com a atividade “Museu vai a Rua”, com cortejo de no centro da cidade. A concentração de funcionários de museus, educadores, museólogos, alunos e professores de museologia será em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro. Haverá ainda deslocamento do cortejo, às 10h, pela Rua Grande até a Praça João Lisboa, onde haverá a 1ª Mostra de Museus, seguida de performance interativa, através de multimídias e redes sociais.

No período da tarde, às 17h, será feito o lançamento do carimbo “O Museu vai à Rua”, no Espaço Cultural dos Correios. No mesmo local, às 19h, terá a abertura da 11ª Semana Nacional de Museus, com palestra “Museu (memória + criatividade) = mudança social”, ministrada pelo Museólogo Mário Chagas, no Teatro Apolônia Pinto e apresentação do Grupo de Choro Instrumental Pixinguinha, da Escola de Música Lilah Lisboa, nos jardins do MHAM.

Na quarta-feira (15), outras atividades serão abertas gratuitamente à comunidade, prosseguindo até a sexta-feira (17). No “Ponto de Memória: Boi da Floresta”, adolescentes e adultos poderão participar da oficina Foto na Lata, que acontecerá no horário das 9h às 11h. Enquanto no Museu dos Capuchinhos (Largo do Carmo), das 9h às 11h será ministrada a Oficina Fabricação de Fantoches para adolescentes de 12 a 17 anos.

Ainda na quarta-feira das 15h às 15h30, o Museu Histórico e Artístico será palco para a atividade “Contação de História - A Balaiada”, dirigida ao público de alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. E no mesmo dia, das 15h às 17h, no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (Rua do Giz, 49 - Praia Grande) será ministrada a oficina de Réplicas da Megafauna (Dinossauros).

No domingo (19), o encerramento da 11ª Semana Nacional de Museus será no Ecomuseu Sítio do Físico, com uma exposição de objetos arqueológicos e visita ao Sítio do Físico, das 8h30 às 11h30, com concentração no estacionamento do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, para o cortejo de museus.

*Com informações da Secma

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.