Retrospectiva 2023

Dezembro: Festival de música autoral e espaço de resgate da história do povo negro

Relembre como foi o mês de dezembro para o setor cultural.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 02/01/2024 às 10h15
Festival de música autoral agitou espaço no Centro Histórico de São Luís

Festival Garagem Alternativa movimentou o Tebas Bar e Café

A primeira edição do Festival Garagem Alternativa aconteceu no Tebas Café Cultural, no Centro Histórico. Vinte apresentações subiram no palco em uma noite de confraternização da música autoral maranhense. Em um espaço só, o público curtiu rock, rap, carimbó, reggae, pop, entre outros ritmos. Relembre aqui.

Al Danuzio foi citado em questão de vestibular

Maranhense é citado em questão de vestibular

Uma questão presente na aplicação de provas da segunda etapa do vestibular da Unicamp 2024 chamou atenção dos internautas por ter sido criada a partir de postagem em página de humor conhecida como ‘Sebastião Salgados’. A página estimulava seguidores a contar que haviam macarrão instantâneo utilizando a linguagem de algum escritor. E foi um comentário feito pelo ator maranhense Alberto Danuzio que acabou sendo colocado em uma das questões da prova do vestibular da Unicamp. Nos comentários da postagem, ele se passou pelo poeta, também maranhense, Gonçalves Dias, e aceitou o desafio de adaptar a linguagem do poeta para contar que comeu miojo. “Minha terra tem miojo, e não é de Sabiá…”, iniciava o comentário. Relembre aqui. 

Maranhão ganhou um espaço que resgata a história da vinda dos povos negros da África para o Brasil

Espaço resgata contribuição do povo negro

Maranhão ganhou espaço que resgata a história da vinda dos povos negros da África para o Brasil e toda a contribuição deixada nos mais variados segmentos da sociedade. Foi o “Monumento à Diáspora Africana”, localizado na Praça das Mercês, no Desterro. O monumento é composto por 9 painéis. O primeiro é formado por um granito negro, contendo informações históricas sobre as diversas nações africanas que, em diáspora forçada, desembarcaram no Maranhão na condição de escravizados, e oito painéis/obras de arte, produzidos por artistas negros maranhenses que valorizam a transferência de saberes do povo negro para as áreas da cultura, culinária, religiosidade, tecnologias, entre outras. Relembre aqui. 

Exposição resgatou memórias da infância

Exposição explorou temática da infância sob diferentes perspectivas 

A exposição “Garatujas” foi apresentada na Sala Sesc de Exposições, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Avenida dos Holandeses. A proposta era conectar e explorar a temática da infância sob diferentes perspectivas e convidar o visitante a embarcar em uma jornada nostálgica e reflexiva por meio de obras contemporâneas sensoriais que resgatam memórias e experiências da infância. A exposição apresentou sete instalações artísticas que evocam memórias e experiências relacionadas à infância, mergulhando nas brincadeiras e memórias afetivas desse período da vida, pontuando, sobretudo, uma reflexão acerca da diversidade da infância de crianças com deficiências e a importância da empatia e da compreensão das experiências únicas de cada indivíduo. Relembre aqui.

Continua após a publicidade..

Fernando e Franco são eleitos os melhores cantores do ano no MA

A dupla sertaneja Fernando & Franco encerrou o ano de 2023 como a atração de maior destaque no Maranhão. Os artistas sagraram-se vencedores em votações realizadas por dois perfis oficiais badalados e especializados em notícias sobre celebridades.  O primeiro foi o @patolino.sincero1, com mais de 124 mil seguidores. Os irmãos concorreram com vários outros artistas bastante conhecidos no estado. Além do Patolino Sincero, cujos furos jornalísticos costumam ser repercutidos em programas televisivos como TV Fama, Fernando e Franco venceram a votação lançada pelo @egomaranhão, com 130 mil seguidores, outro canal bastante acessado. Relembre aqui

Natalina da Paixão invadiu as ruas do Centro Histórico

Um dos musicais populares mais originais do Maranhão foi apresentado nas ruas da capital no mês de dezembro.  A ‘Natalina da Paixão’, uma criação da Companhia Barrica, saiu em cortejo pela Rua Grande, principal via de comércio da Ilha do Amor. A largada foi da Praça João Lisboa em direção à Praça Deodoro.  Depois, a apresentação teatral ocorreu na Casa Barrica (Madre Deus), aberta ao público. Após o espetáculo, houve apresentação do grupo Sindicato do Samba. Ambas as atividades estavam inseridas no projeto 'Vivência Cultural e Educacional", via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Equatorial Energia. Relembre aqui

 



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.