Paródia

Ator maranhense é citado em questão do Vestibular da Unicamp após fazer paródia sobre Gonçalves Dias

O maranhense Alberto Danuzio teve seu nome citado em uma das questões da prova do vestibular da Universidade Estadual de Campinas.

Na Mira

Ator maranhense pesquisa sobre Gonçalves Dias há quatro anos. (Foto: arquivo pessoal)
Ator maranhense pesquisa sobre Gonçalves Dias há quatro anos. (Foto: arquivo pessoal)

MARANHÃO - Uma questão presente na aplicação de provas da segunda etapa do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2024 chamou a atenção dos internautas nesta semana por ter sido criada a partir de uma postagem em pagina de humor brasileira conhecida como ‘Sebastião Salgados’, que já é conhecida por publicar piadas relacionadas à língua portuguesa.

Em uma de suas postagens mais marcantes, a página estimulava os seguidores a contar, nos comentários, que haviam um macarrão instantâneo (Miojo) utilizando a linguagem de algum escritor. Milhares de comentários surgiram dos internautas se passando por nomes da literatura como0 Machado de Assis, Clarice Lispector, Frank Kafka, Agatha Christie, Ariano Suassuna e Graciliano Ramos.

Questão do vestibular em que o maranhense foi citado. (Foto: reprodução / Instagram)
Questão do vestibular em que o maranhense foi citado. (Foto: reprodução / Instagram)

Porém, foi um comentário feito pelo ator maranhense Alberto Danuzio que acabou sendo colocado em uma das questões da prova do vestibular da Unicamp. Nos comentários da postagem, ele se passou pelo poeta, também maranhense, Gonçalves Dias, e aceitou o desafio de adaptar a linguagem do poeta para contar que comeu miojo.

“Minha terra tem miojo, e não é de Sabiá…”, iniciava o comentário. A brincadeira na internet foi colocada na questão da prova que pedia aos alunos para explicar se era uma parodia ou uma paráfrase sobre Canção do Exílio. O aluno ainda deveria criam dialogo em discurso direto do Chapeleiro Maluco e do Coelho de Alice no Pais das Maravilhas sobre comer um miojo em 5 linhas.

A questão logo foi parar nas redes com a legenda “Festival Miojo Literário, o Retorno” surpreendendo a todos pela criatividade da elaboração da pergunta. “Eu já pesquiso sobre Gonçalves Dias há quatro anos, e estava lendo o sexto livro sobre o poeta. Eu descobri a repercussão da questão da prova enquanto lia uma biografia de Gonçalves”, explica o maranhense. 

No ano de 2023, foi celebrado os 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias. Danuzio afirma que o texto é uma parodia, mas resposta oficial da banca será divulgada apenas na quinta-feira (7).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.