Clima de Natal

Natalina da Paixão sairá em cortejo pela Rua Grande

Apresentação será na sexta-feira (22), às 17h30; o grupo também estará na Casa Barrica, às 20h.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 21/12/2023 às 08h03
Natalina da Paixão sairá em cortejo pela Rua Grande
Natalina da Paixão sairá em cortejo pela Rua Grande

SÃO LUÍS - Um dos musicais populares mais originais do Maranhão será apresentado pelas ruas da capital este ano.  Nesta sexta-feira (22), às 17h30, a ‘Natalina da Paixão’, uma criação da Companhia Barrica, sairá em cortejo pela Rua Grande, principal via de comércio da Ilha do Amor. A largada será da Praça João Lisboa em direção à Praça Deodoro. 

Depois, às 20h, a apresentação teatral será na Casa Barrica (Madre Deus), aberta ao público. Após o espetáculo, haverá apresentação do grupo Sindicato do Samba. Ambas as atividades estão inseridas no projeto 'Vivência Cultural e Educacional", via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Equatorial Energia.   

A Casa estará recebendo um quilo de alimento não perecível a quem quiser a ajudar o Natal da Fazenda Esperança, do município de Coroatá, que desenvolve um trabalho social voltado a dependentes químicos.

José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, há uma solicitação especial a quem for participar do cortejo. “Pedimos aos participantes que vistam roupas brancas e levam, se possível, pão e vinho”, sugeriu Godão.

Alguns dos integrantes do musical Natalina da Paixão
Alguns dos integrantes do musical Natalina da Paixão

Rituais, danças e ritmos

A ‘Natalina da Paixão’, uma produção autoral surgida nos anos 2000 e criada para celebrar o nascimento do Menino Jesus, tanto no Natal quanto na Quaresma, é um musical envolvendo teatro, dança e música, fazendo referência à “fé-menina”. São cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, minas, além de outras batucadas de cordões de “Reis”, “Pastores” e “Pastorais”.

O grupo é formado por homens vestidos como as “Cristinas de Jesus”, cujas indumentárias são chambres brancos, adornados com flores, medalhas e fitas, tendo nas mãos um cajado enfeitado com flores e frutas de plástico.

As mulheres comparecem, por sua vez, representando os patriarcas do povo de Deus, usando túnicas coloridas, barbas e lenços de cetim na cabeça. 

As crianças também marcam presença indo ao cortejo, simbolizando o Espírito Santo. Músicos, dançarinos e cantores seguem pelas ruas de porta em porta recebendo e oferecendo pão e vinho ao povo em procissão.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.