(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: São João da Thay

E mais: Educação no Sítio do Físico

PH

Atualizada em 07/06/2024 às 15h39
A influenciadora maranhense Thaynara OG movimenta a temporada junina de São Luís, hoje e amanhã, com um mega evento no Espaço Reserva
A influenciadora maranhense Thaynara OG movimenta a temporada junina de São Luís, hoje e amanhã, com um mega evento no Espaço Reserva

 São João da Thay

Começa nesta sexta-feira a 6ª edição do Festival São João da Thay, realizado pela influenciadora digital maranhense Thaynara OG nesta Caital.

O propósito da celebração, que continua no sábado (8), é apresentar a cultura popular do Maranhão e reverter lucros para instituições sociais.

Um luau de boas-vindas que reuniu diversas celebridades na última segunda-feira (3), em Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, foi como um aquecimento para as festividades. Entre os convidados, estava o ator Samuel Assis, a apresentadora Rita Batista, os influenciadores Sasha Meneghel, Lore Improta, Pati Guerra e os ex-BBBs Matteus, Lucas Pizane, Beatriz, Marcus Vinicius, Giovanna Lima, Raquele, Key Alves, Douglas Silva, além do músico Lucas Lima.

João Lucas, marido de Sasha, foi a atração musical da noite. Ele subiu ao palco para celebrar com o público o lançamento de seu novo álbum.

São João da Thay…2

Contou João Lucas: “é uma honra  fazer parte dessa edição do São João da Thay, porque além de ser minha primeira vez no Maranhão, marca o meu retorno aos palcos depois de dois anos sem show”.

O músico também está confirmado no line-up do próximo sábado (8), com Alceu Valença, Wesley Safadão, Fafá de Belém, Dj Felipe Mar, Tutuca Viana, Fabiana Alves, Dj Fuega e Dj Léo Picon.

Hoje, o evento terá até atração internacional: Christian Chávez, ex-integrante do RBD, fará uma apresentação. Taty Girl, Pabllo Vittar, Preta Gil, Ananda Paixão, Banda Magníficos, Lucy Alves, Roberto Ricci e Fabricia também estão entre as atrações.

Além das apresentações musicais, o festival recebe grupos culturais característicos do Nordeste e promove, pela primeira vez, o encontro entre o Boi Bumbá Garantido e o Boi Bumbá Caprichoso, celebrados no Festival de Parintins.

A expectativa é de que o evento reúna um público de mais de 10 mil pessoas.

São João da Thay…3

Com apoio da cantora Preta Gil, a primeira edição do São João da Thay ocorreu em 2017. A influenciadora criou o evento com o intuito de trazer mais visibilidade ao seu estado, valorizar os produtores locais e ajudar organizações maranhenses apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do qual Thaynara é embaixadora há três anos.

Neste ano, com diversas atrações musicais, o evento ganhou ares de festival.

São João da Thay…4

O São João da Thay é aberto ao público, que pode adquirir ingressos por meio da Bilheteria Digital ou na loja física do evento.

Na edição de 2023, o investimento para a realização do evento girou em torno de R$ 5 milhões. Neste ano, o valor desembolsado ainda não foi divulgado. Thaynara ressaltou que a festa movimenta a economia local e que ela sempre consegue reunir diversas marcas parceiras para a ação. 

No âmbito social, desde o seu lançamento, o São João da Thay já arrecadou mais de R$ 1,5 milhão para instituições sociais.

Fafá de Belém, por quem tenho grande estima, está em São Luís para encantar o público no São João da Thay
Fafá de Belém, por quem tenho grande estima, está em São Luís para encantar o público no São João da Thay

 Dia do Oceanógrafo

O Diretório Acadêmico do Curso de Oceanografia (DAOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Gestão HMS Endeavour, em parceria com os professores e técnicos do Departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI-UFMA) realizam a exposição que celebrará o Dia do Oceanógrafia,  neste sábado, 8, das 10h às 17h, no Forte Santo Antônio da Barra, próximo ao espigão da Ponta d´Areia.

A mostra acontecerá ainda nos dias 11 a 14 de junho, das 10h às 18h, abordando por meio de fotografias, vídeos e apresentações presenciais as diferentes áreas e atuação da oceanografia.

A exposição integra a agenda do DEOLI-UFMA que celebra a Semana do Meio Ambiente e o Dia do Oceanógrafo.

Educação no Sítio do Físico

Também neste sábado, dia 8, haverá ainda mais uma ação de educação ambiental e patrimonial no Sítio do Físico, com a comunidade do Coroado e as crianças do batalhão ambiental mirim.

O trabalho visa conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e patrimonial.

A programação será promovida pelos professores, mestrandos e doutorandos do Prodema-UFMA, em celebração à Semana Mundial do Meio Ambiente.

NEOn 2024

A consultora maranhense Su Causa Mi Causa firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover painéis sobre o mercado de negócios de impacto socioambiental durante o NEOn 2024, o maior evento de empreendedorismo e inovação do Nordeste.

O evento iniciado ontem (6) termina hoje em João Pessoa, na Paraíba.

De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae – MA, César Guimarães, o NEOn, Nordeste On, é o evento de culminância do programa de aceleração de startups do Sebrae Nordeste.

A parceria entre Sebrae e Su Causa Mi Causa repete a dobradinha de sucesso que realizou o mesmo painel no NEOn 2023, em São Luís.

Para este ano, novos painelistas de destaque nacional participam da edição da Paraíba.

DE RELANCE

Bumba Meu Boi D’Itaparí

Fundado em 5 de agosto de 2013, o Bumba Meu Boi D’Itaparí surgiu com a necessidade de resgatar a história e a literatura no contexto cultural do folclore popular maranhense.

Com o objetivo de preservar a memória de nossa cultura regional e, fomentando através de toadas e coreografias, o grupo folclórico tem, desde a sua fundação, o caráter socioeducativo, difundindo através da arte os fatos históricos, os acontecimentos e a literatura do Maranhão, buscando ser um centro de referência social e cultural em nosso Estado.

Ao longo dos nove anos, o Boi D’Itapari desenvolve pesquisa sobre literatura e história local e regional, sendo que, no contexto da cultura popular, transcreve para as apresentações nos arraias juninos as temáticas de nosso acervo literário e histórico, sem contudo, deixar de enfatizar o Auto do Bumba Meu Boi, núcleo da festa popular mais marcante da cultura maranhense.

Bumba Meu Boi D’Itaparí...2

A título de informação, relacionamos a seguir algumas das temáticas apresentadas pelo grupo: Panaquatira de Praias e Belezas Naturais; Colonização Histórica do Maranhão; Japiaçu, Tupinambá; Daniel de La Touche – “Senhor de La Ravardiére”; Jerônimo de Albuquerque e a Jornada Milagrosa; Desbravador da rota da liberdade – Força, luta e coragem de Negro Cosme; As Aldeias da Ilha de Upaon Açu; Úrsula, Romance de Maria Firmina dos Reis; O Dono do Mar, Romance de José Sarney.

Ciclo do Boi D’Itaparí

O Bumba Meu Boi D’Itaparí apresenta ao público, no ciclo Junino deste ano, o maior espetáculo folclórico e cultural do Maranhão, resgatando a regionalidade e a tradição do folclore com o Auto do Bumba Meu Boi, contando e cantando a história de Pai Francisco “Chico” e Mãe Catirina, inserindo em suas apresentações a temática “O Dono do Mar”, da obra literária do romance de José Sarney, entrelaçando a tradição do Bumba Meu Boi com personagens típicos da obra através de índias, vaqueiros campeadores e vaqueiros de fita.

E representa um modo narrativo literário em que ficção e realidade se mesclam, criando contextos e personagens, contando a mítica vida dos pescadores do Maranhão e suas estórias entre lendas e realidades, retratando de forma monumental uma realidade social e regional.

Ciclo do Boi D’Itaparí...2

Capitão Antão Cristório, o personagem central da narrativa, tem sua noiva raptada por piocos que vivem no mar e raptam as virgens ribeirinhas; depois de violentá-las devolvem-nas à terra.

A busca pela noiva passa a ser o único objetivo de Cristório, que embora tenha se casado com Camborina, tempos mais tarde, continua a sua navegação pelo mar maranhense em busca de vingança contra os piocos, nestas aventuras em que ele se depara com seres encantados, navios fantasmas e situações que ultrapassam as leis conhecidas como naturais, embora surjam naturalmente,

Antão mergulha num passado mítico e cheio de narrativas fantásticas que transcendem leis do tempo e espaço mas que contam o cotidiano de pessoas humildes e simples em seus contextos socioculturais.

Jovem brincante do Bumba Meu Boi D´Itapary com sua alegria e sua bonita fantasia
Jovem brincante do Bumba Meu Boi D´Itapary com sua alegria e sua bonita fantasia

Batizado do Boi D’Itaparí

O Boi D´Itapary será batizado neste sábado (dia 8), no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

O Boi terá como padrinhos, o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Kécio da Silva Rabelo, e a historiadora Clores Holanda, da Academia Ludovicense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Não será surpresa para esta coluna se o ex-presidente José Sarney for prestigiar a festa.

O desembargador Ricardo Duailibe participou, na última quarta-feira, em Brasília, do evento Judiciário Sustentável, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ),
O desembargador Ricardo Duailibe participou, na última quarta-feira, em Brasília, do evento Judiciário Sustentável, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ),

Para escrever na pedra:

“Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu”. De Érico Veríssimo.

 TRIVIAL VARIADO

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) alcançou a 8ª colocação no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) do Poder Judiciário entre os 27 tribunais de Justiça dos Estados, com o percentual de 73,1%.

Tem mais: o resultado refere-se ao desempenho do Judiciário maranhense no ano de 2023, avançando quatro posições em relação a 2021 (71,4%) e 15 posições em relação a 2020 – quando registrou o 23º lugar (58,9%).

Este ano, o Tribunal de Justiça do Maranhão figura entre os 10 melhores tribunais estaduais, atingindo a meta para o IDS, prevista conforme PORTARIA-TJ – 63762022, referente à meta global da Gratificação por Atividade Judiciária (GPJ) deste ano.

Trata-se do resultado de esforço coordenado pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental – coordenada pelo desembargador Ricardo Tadeu Duailibe – por meio de campanhas, eventos e iniciativas voltadas à ampliação das medidas de sustentabilidade no âmbito da Justiça estadual.

O 8º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário foi divulgado durante a 2.ª edição do Judiciário Sustentável, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última quarta-feira (5/6).

O evento surgiu a partir do aperfeiçoamento da Semana do Meio Ambiente que, desde 2018, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em tempo: o objetivo foi conscientizar e sensibilizar o público-alvo quanto às questões relacionadas à proteção do meio ambiente, buscando desenvolver cidadãos(as) mais críticos(as) e engajados(as), que atuem de forma ativa na sociedade, dando efetividade ao processo de gestão sustentável e concretizando o compromisso assumido pela atual gestão do Conselho Nacional de Justiça com a pauta ambiental.

A propósito: o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Judiciário, desembargador Ricardo Duailibe, participou do evento, em Brasília (DF), e ressaltou a melhoria em diversos índices, resultado de um trabalho colaborativo entre as unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário do Maranhão.

Aviação - Setor aéreo projeta recorde de 5 bilhões de passageiros em 2024. Lucro líquido das empresas deve atingir US$ 30,5 bi.

Dólar sobe - Moeda norte-americana bate R$ 5,30 e atinge a maior cotação desde 5 de janeiro do ano passado, quando estava em R$ 5,35.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.