Cultura local

Ceprama recebe Encontro de Fanfarras e Festival de Dança da Melhor Idade neste fim de semana

Com entrada gratuita, os eventos começam às 16h no sábado e às 17h no domingo, sendo abertos ao público.

Na Mira, com informações da Secom

Ceprama, conhecido antigamente como a fábrica ‘Canha Moela’.
Ceprama, conhecido antigamente como a fábrica ‘Canha Moela’. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), em São Luís, sediará dois importantes eventos culturais neste fim de semana. Neste sábado (23), ocorre o XXIII Campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras Estudantis, promovido pela Federação Maranhense de Bandas e Fanfarras (Fembaf). No domingo (24), será a vez do Festival de Arte Cultura da Melhor Idade, que promete momentos de alegria e celebração.

Com entrada gratuita, os eventos começam às 16h no sábado e às 17h no domingo, sendo abertos ao público. Eles têm como objetivo valorizar a cultura local, promover a integração social e oferecer entretenimento de qualidade para diferentes públicos.

Música e tradição

No sábado, o Campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras reunirá grupos de todo o Estado, mostrando o talento e a dedicação de estudantes que participam dessas iniciativas ao longo do ano. Com apresentações coreografadas e arranjos musicais vibrantes, o evento valoriza a música, fomenta a realização de atos cívicos e incentiva o intercâmbio cultural entre os participantes.

Este campeonato, que já está em sua 23ª edição, também reforça a importância da educação musical na formação de cidadãos.

Energia e vitalidade

No domingo, o foco estará na terceira idade, com o Festival de Arte Cultura da Melhor Idade. O evento integra as ações voltadas para a inclusão social e o bem-estar da população idosa, como o Baile da Feliz Idade e o Projeto Superação 60+, realizados pelo Instituto Maranhense de Atenção e Proteção Social - IMAPS.

A dança será usada como ferramenta para promover saúde, interação e lazer, além de proporcionar momentos de alegria e troca de experiências entre os participantes. 

Celebração cultural e social

Os dois eventos reforçam a importância da cultura e do bem-estar social, independentemente da idade. Além de promover o talento e a criatividade dos participantes, o Encontro de Bandas e o Festival de Dança demonstram a relevância de ações de integração e inclusão social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.