São João 2024

Boi de Maracanã deverá levar cerca de 400 componentes com indumentárias aos arraiais

‘Batalhão de Ouro’ presidido por Maria José Soares está em ritmo intenso de preparativos e tem mais de 20 novas toadas.

Evandro Júnior / Na Mira

Boi de Maracanã deverá ser um dos mais numerosos bumba bois de matraca nos arraiais deste ano
Boi de Maracanã deverá ser um dos mais numerosos bumba bois de matraca nos arraiais deste ano (Foto: Divulgação)

O Boi de Maracanã deve levar cerca de 400 brincantes vestidos com indumentárias aos arraiais juninos durante a temporada deste ano, que, conforme anunciou o poder público estadual, terá 67 dias de festa.

O ‘Batalhão de Ouro’ presidido por Maria José Soares está em ritmo intenso de confecção de novas indumentárias em sua sede, no Maracanã, zona rural de São Luís. 

“Nosso entusiasmo está sempre nas alturas, pois amamos as nossas tradições e este ano estamos ansiosos para que a festa comece, pois sabemos que será ainda mais grandiosa”, disse Maria José Soares, acrescentando que o batalhão tem mais de 20 novas toadas para levar aos terreiros em 2024, a serem executadas pelos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho, Emanuel Victor e Toinho Rocha.

O boi é um dos mais requisitados para apresentações o ano inteiro e, no São João, o ritmo se multiplica por dez, dada à sua forte tradição e à potência de suas matracas e pandeirões. Além da comunidade do Maracanã, pessoas de outras regiões da cidade se envolvem no projeto. 

O grupo percorre os arraiais com brincantes usando indumentárias e, ainda, com um séquito de mutucas, que são as pessoas que acompanham os grupos folclóricos em apresentações pelos terreiros nas noites de São João. 

Recentemente, a TV Globo e a TV Mirante realizaram cobertura para o São João do Nordeste 2024, que este ano terá como grande homenageado o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Para tal, uma equipe de reportagem esteve no barracão do grupo folclórico para contar a história de Humberto de Maracanã, lendário cantador do batalhão.

A produção da matéria contou com a participação de um grupo de cantores, sanfoneiros e outros instrumentistas, que apresentaram algumas das principais músicas de Luiz Gonzaga eternizadas no folclore nordestino e comentaram o legado do Rei do Baião para a cultura regional e de todo o Brasil.

É um grande reconhecimento ao cantador Humberto de Maracanã, agraciado em vida pelo Ministério da Cultura com o título de ‘Mestre da Cultura Popular’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.