Sotaque de matraca

Boi de Maracanã fará primeiro ensaio para São João neste sábado

Grupo folclórico centenário promove festa às 23h, em sua sede, fazendo ecoar suas matracas como aquecimento para o São João 2023.

Evandro Júnior - Na Mira

Atualizada em 09/05/2023 às 16h44
Boi de Maracanã fará ensaio para a temporada junina
Boi de Maracanã fará ensaio para a temporada junina (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Boi de Maracanã está na concentração para o seu primeiro grande ensaio para a temporada junina de 2023. O evento acontece neste sábado (13), a partir das 23h, em sua sede, em Maracanã, zona rural de São Luís. 

Na oportunidade, o batalhão receberá seus novos integrantes do corpo de baile, em torno de 50 brincantes. De acordo com Maria José Soares, presidente da manifestação folclórica centenária, o grupo vai aos terreiros com mais de 300 brincantes usando indumentárias. 

“Nós estamos muito animados para este São João em ritmo de retomada, uma vez que foram dois anos vivenciando uma festa que não fez jus à importância das nossas tradições. Por isso, estamos com energia redobrada e certos de que faremos um dos mais belos espetáculos de todos os tempos”, disse Maria José Soares. 

Ela informou que o segundo ensaio também já tem data. Vai ocorrer no dia 20 de maio, também na sede e no mesmo horário. 

“O chamado ‘Ensaio Redondo’, que é o geral, acontecerá no dia 3 de junho, na sede, às 23h. É o momento de fazermos a concentração definitiva para a temporada de apresentações nos terreiros juninos”, disse a presidente do Boi de Maracanã. 

O Boi de Maracanã é um dos mais tradicionais do sotaque de matraca. O grupo é comandado pelos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Emanoel Victor. A manifestação folclórica costuma atrair grande público. No período junino, os brincantes seguem da sede para os diversos arraiais em diversos ônibus e caminhões. 

Além dos brincantes com indumentárias, seguem, também, as ‘mutucas’, ou seja, pessoas que acompanham os grupos de bumba boi nas noites de São João, geralmente levando consigo suas matracas e fazendo uma grande festa da tradição. 

 

 

 

 

 

 

 

cantadores: Ribinha de Maracanã, Hunberto Filho, Manoel Victor

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.