Mês da Mulher

Exposição 'Entre Elas': roda de conversa reúne artistas maranhenses nesta terça-feira (19)

O evento será realizado a partir das 17h, no Palacete Gentil Braga.

Na Mira, com informações da assessoria

Roda de conversa reúne artistas maranhenses nesta terça-feira.
Roda de conversa reúne artistas maranhenses nesta terça-feira. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma roda de conversa com as artistas participantes da exposição ‘Entre Elas’ será promovida na próxima terça-feira (19), a partir das 17h, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782). O evento é uma realização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, PROEC, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais, DAC, da Universidade Federal do Maranhão.

A exposição 'Entre Elas' apresenta obras de um grupo de artistas maranhenses que se reúne há mais de uma década para destacar o papel crucial das mulheres na sociedade. A curadoria se vale do Dia Internacional das Mulheres (8 de março) para chamar a atenção para a desigualdade de gênero.

Os trabalhos produzidos, não seguem um tema em comum, mas têm em comum o fato de serem intrinsecamente femininos. A mostra é composta por quadros, bordados e artes digitais. As artistas convidadas são Rosilã Garrido, Telma Lopes, Marlene Barros, Graça Soares e Marisa Silva (RJ) e Romana Maria. Também participam as alunas da UFMA Nielly Aguiar e Nia.

Segundo a Diretora de Assuntos Culturais — DAC, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Rosélis Barbosa Câmara, "a exposição 'Entre Elas' é uma iniciativa que busca celebrar a força e a resiliência das mulheres, destacando suas múltiplas contribuições para a sociedade. Além disso, é um espaço destinado a inspirar e fortalecer mulheres, fomentando a reflexão sobre os desafios contínuos que enfrentam em busca da igualdade de gênero".

O grupo é composto por artistas veteranas e emergentes, incluindo aquelas que têm atuado por muitos anos no cenário artístico do Maranhão e alunas do curso de arte da UFMA. Marlene Barros, curadora e uma das artistas plásticas presentes na exposição, afirma: “queremos demonstrar que nossa arte não se limita a decorar ambientes, mas também pode ser utilizada como ferramenta para denunciar injustiças, como forma de protesto e de conscientização sobre o respeito pelo próximo, independentemente de raça, origem ou sexo”. 

A exposição está em cartaz desde o dia 8 de maio na Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga, e permanecerá em exibição até o dia 29. A visitação é gratuita e aberta ao público durante o horário de funcionamento regular da galeria, de 8h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.