Mês da Mulher

Exposição 'Divas' é aberta nesta quarta-feira (13) no Convento das Mercês

Com obras do artista plástico maranhense Airton Marinho, a mostra será realizada a partir das 19 horas.

Na Mira

Atualizada em 11/03/2024 às 21h59
Exposição 'Divas' é aberta nesta quarta-feira no Convento das Mercês
Exposição 'Divas' é aberta nesta quarta-feira no Convento das Mercês (Foto: Adriana Fuchter)

SÃO LUÍS - Em alusão ao mês das mulheres, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promove a Exposição ‘Divas’, com obras do artista plástico maranhense Airton Marinho. A mostra será aberta nesta quarta-feira (13), a partir das 19 horas, no Convento das Mercês, em São Luís. 

O evento marca a inauguração da Galeria de Arte Dila, novo espaço de fomento à arte e cultura que funcionará no Convento das Mercês. 

Nascido em Vitória do Mearim, na região da Baixada Maranhense, Airton Marinho é influenciado pelo universo dos cordéis desde a infância. O artista, que reside em São Luís, tem mais de quatro décadas de carreira e frequentemente retrata em suas obras o povo e a cultura do Estado por meio de xilogravuras.

A Fundação da Memória Republicana Brasileira, espaço localizado no Convento das Mercês, no Centro Histórico da capital maranhense, possui aproximadamente 5.000 peças, entre obras raras, livros, pinturas e esculturas, bem como presentes nacionais e internacionais. 

Inaugurado em 2011, o museu tem como objetivo preservar, promover e divulgar a memória republicana brasileira, em especial a República do Brasil, que foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Além de suas exposições, o espaço promove atividades educativas, como palestras, cursos e workshops, para incentivar o estudo e a pesquisa sobre a história republicana brasileira.

O acervo fica disponível para visitas de terça a sexta-feira, de 8h às 17h. Aos sábados, o museu abre das 9h às 17h. Já aos domingos, das 9h às 13h. O acesso é gratuito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.