(Divulgação)

COLUNA

Bom que Só
Dicas de culinária e receitas todas as quartas, com Kaique Aranha do @meudiaadianacozinha que vão levar seus pratos para outro patamar.
BOM QUE SÓ

Geleia de pimenta ou geleia com pimenta?

Na coluna de hoje, vamos aprender uma receita de geleia de pimenta ou geleia de maçã com pimenta!

Kaique Aranha / Chef

Atualizada em 11/10/2023 às 11h58
Geleia de pimenta. (Foto: reprodução)
Geleia de pimenta. (Foto: reprodução)

À primeira vista esse título pode não fazer tanto sentido para você, principalmente se você nunca se interessou em fazer aquela deliciosa geleia que acompanha pasteis de carne, hambúrgueres nas mais famosas hambúrgueres do país e até mesmo aquele queijo coalho assado que você compra nas praias.

Entretanto essa é uma informação interessante de ser passada, até mesmo para você saber que consegue simplesmente fazer em casa quando bater vontade.

Então explicando melhor o título, a clássica geleia de pimenta, amada pela maioria das pessoas não é feita diretamente de pimenta, na verdade essas geleias são feitas de frutas com adição de algumas pimentas dedo de moça.

Saiba mais sobre esta receita que leva pimenta! (Foto: divulgação)
Saiba mais sobre esta receita que leva pimenta! (Foto: divulgação)

Existes pessoas que fazem de morango, maracujá, manga, mas na minha opinião as melhores frutas para serem utilizadas nessa receita são primeiramente a maçã e em segundo o abacaxi e posso explicar o motivo.

A maçã é uma fruta que não possui um gosto tão marcante quanto as outras, então ao utiliza-la para a geleia de pimenta realmente da a sensação que a geleia é feita apenas de pimenta, fora que a casca da maçã possui pectina, uma fibra solúvel que vai auxiliar a dar aspecto de geleia e render mais quantidade (em minhas geleias eu costumo tirar a casca pra ter um aspecto mais translucido, mas isso é uma escolha errada da minha parte).

Em segundo eu prefiro o abacaxi pois ao ser feita a geleia de pimenta o gosto da fruta se destaca pouco, porem acaba por se destacar mais que o gosto da maçã. Além de que as fibras presentes no abacaxi aparecerão na geleia, podendo dar uma textura não muito agradável para algumas pessoas, o resultado da geleia feita com maçã fica mais liso, uniforme e translucido. Mas tudo isso é um gosto pessoal meu, sinta-se à vontade para usar a fruta que sua vontade mandar.

Não preciso dizer que morango, maracujá e manga tem o gosto bem acentuado, então a geleia pode não combinar com alguns pratos específicos. A pimenta escolhida para essa receita costuma ser a dedo de moça por ser uma pimenta facilmente encontrada em qualquer supermercado, altamente aromática e principalmente pelo fato de que as sementes são a parte mais ardosa dessa espécie de pimenta.

Então pessoas com paladar mais sensível a pimenta pode retirar as sementes e fazer apenas com a casca, assim você terá uma geleia praticamente sem ardor. A maioria das pessoas usa uma ou duas pimentas com sementes e as outras sem, deixando assim com uma picância moderada. E se você já possuir resistência a pimenta sinta-se à vontade para usar todas com semente.

Então, sem mais delongas, vamos para a minha receita de geleia de pimenta ou geleia de maçã com pimenta!

Receita de Geleia de pimenta

Ingredientes

- 2 MAÇÃS
- 3 PIMENTAS DEDO DE MOÇA
- 1 XÍCARA DE AÇUCAR

- 1/2 COLHER DE CHÁ DE CANELA EM PÓ
- ½ COLHER DE CHÁ DE SAL
- ½ LIMAO THAITI

Modo de preparo

Retire as sementes e o talo das maçãs e corte-as grosseiramente, retire o talo das pimentas e sinta-se à vontade para usar com ou sem sementes (indico usar ao menos uma com sementes). Em um liquidificador bata as pimentas e as maçãs com 500mls de água por 1 minuto.

Em uma panela adicione o suco das pimentas com as maçãs, suco de meio limão, a canela, o açúcar e o sal e cozinhe em fogo médio mexendo sempre. Assim que começar a levantar fervura aparecerá uma espuma na panela, retire-a e continue cozinhando. O ponto correto depende do seu objetivo, se for pra usar em hambúrgueres ou em uma bisnaga, assim que ficar translucida e começar a engrossa, cozinhe por 1 ou 2 minutos e desligue o fogo. Se quiser usar em biscoitos, torradas e pães com a colher pode deixar reduzir por 4 a 5 minutos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.