Diamante brasileiro

Oficina de bordados do Boi de Santa Fé marca último dia de Mobiliza SLZ

Pela primeira vez, o Boi de Santa Fé abre as portas para o público geral para ensinar suas técnicas de bordado.

Publipost/Sebrae

Atualizada em 11/09/2023 às 08h30
I Oficina de Transmissão de Saberes: Os Bordados do Diamante Brasileiro. (Foto: Imirante.com)
I Oficina de Transmissão de Saberes: Os Bordados do Diamante Brasileiro. (Foto: Imirante.com)

SÃO LUÍS - O último dia de programação do Mobiliza SLZ foi marcado por muita cultura e tradição com a realização da “I Oficina de Transmissão de Saberes: Os Bordados do Diamante Brasileiro”. Em 35 anos de história, é a primeira vez que o Boi de Santa Fé abre as portas para compartilhar suas técnicas de bordado para o público geral. 

Como parte das ações do Mobiliza SLZ, a oficina foi realizada para duas turmas diferentes nesse sábado (9) e domingo (10), na Sede do Boi de Santa Fé, no Bairro de Fátima. 

“O público gostou muito. Eles têm o Boi de Santa Fé como uma referência muito importante em termos de bordado na nossa cultura”, afirma Adriano Andrade, coordenador do Boi de Santa Fé. “Nosso trabalho é muito relevante, não só no Maranhão, como no Brasil e até internacionalmente.”

Chamado de “Diamante Brasileiro”, o Boi de Santa Fé é reconhecido por seus intricados bordados, já tendo feito parcerias para coleções com grandes marcas da indústria da moda, como a Farm. O grupo de Bumba Meu Boi de sotaque da baixada foi fundado há 35 anos, tendo se destacado sob a liderança do Mestre Zé Olhinho. 

I Oficina de Transmissão de Saberes: Os Bordados do Diamante Brasileiro. (Foto: Imirante.com)
I Oficina de Transmissão de Saberes: Os Bordados do Diamante Brasileiro. (Foto: Imirante.com)

Uma das idealizadoras da oficina, Nely Gomes destacou que o evento foi ministrado pelos próprios bordadores responsáveis por bordar todas as indumentárias feitas durante a temporada de São João.

“O que as pessoas veem durante o São João, durante os arraiais é um trabalho que é feito durante todo o ano, não só pelos bordadores, mas também pelas pessoas que trabalham com outros tipos de artesanato aqui do Boi de Santa Fé. Através do Mobiliza, a gente colocou em prática essa ideia de realmente abrir isso para o público externo.” 

Leia também:

Café com Histórias amplia a visibilidade do artesanato local e conecta o público com artistas durante o Mobiliza SLZ

Encontro de Brechós fortalece economia e sustentabilidade durante o Mobiliza SLZ

Tambores da Ilha de São Luís ecoam na Passarela do CPD Moda Fashion 2023 durante o Mobiliza SLZ

Mobiliza SLZ 2023

A terceira edição do Mobiliza SLZ teve início no dia 2 de setembro, durante o encerramento do Festival Maranhense da Cachaça. Ao todo, foram 22 ações só no primeiro dia (02/09) e mais 9 no segundo dia (03/09), de um total de 124 iniciativas que serão realizadas até o dia 10 de setembro.

O Mobiliza SLZ é um evento idealizado pelo Serviço de Apoio das Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae MA) e, nesta terceira edição, traz ações culturais em comemoração ao aniversário de 411 anos da cidade de São Luís.

O evento, que conta com o envolvimento direto de cerca de mil pessoas que trabalham na economia criativa, conta com 9 dias de atividades realizadas em mais de 20 bairros da capital maranhense, do Centro Histórico à Cidade Operária; do Coroadinho à Avenida Litorânea; da Liberdade ao Anjo da Guarda.

A terceira edição do Mobiliza SLZ traz como destaque os negócios ligados aos segmentos do turismo, cultura e da economia criativa. A ideia, segundo os organizadores, é integrar e conectar empreendedores criativos da Ilha de São Luís, com oportunidades de conexão e de geração de novos negócios.

“No mesmo local, tem dança e artesanato; produtos quilombolas e cultura; turismo e esporte”, detalha a coordenadora-geral do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu.

Entre as diversas atividades colaborativas desenvolvidas durante o evento estão as feiras criativas espalhadas por várias áreas de São Luís como Lagoa da Jansen, Cidade Operária, Centro Histórico, Coroadinho, entre outras. As feiras reúnem expositores das mais diversas áreas como artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar etc.

Além das feiras, o Mobiliza SLZ conta com iniciativas realizadas de forma individual, como workshops, oficinas, trilhas esportivas e shows musicais, entre outros.

A meta é envolver São Luís na criatividade e no empreendedorismo, em uma edição histórica do movimento, tanto em alcance territorial quanto no engajamento de empreendedores criativos que atuam na Ilha do Amor.

O Mobiliza SLZ também conta com um evento-âncora dentro da sua vasta programação, que é o “Maranhão na Tela – 15 anos”. O festival de cinema independente ocorre de 04 a 09 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações no Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau) e no Teatro da Cidade (Centro).

Sobre o Mobiliza SLZ

Com duas edições já realizadas, em 2021 e 2022, o Mobiliza SLZ cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2021, o Mobiliza apoiou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e digitais em 14 bairros e quatro praias da capital, realizados com o apoio do Sebrae e de 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.

No ano passado, o movimento cresceu e chegou aos 100 eventos, durante nove dias, proporcionando mais de 600 horas de atividades, envolvendo mais de 400 pessoas na realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas. Dessa vez, as ações chegaram a 20 bairros, com apoio de 87 entidades, instituições e parceiros.

A ideia é que um outro legado surja a partir desta edição, com a constituição de um comitê de governança do Mobiliza SLZ, consagrando a iniciativa como movimento pensado e feito pela cidade e para a cidade, pelo ecossistema criativo.

O segundo ponto que gera expectativa é pela primeira premiação internacional do Mobiliza. O movimento está entre os selecionados para a etapa mundial da WTM, após ter conquistado o título de Gold Winner no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, realizado em abril. O Mobiliza concorre agora ao título global, cujo resultado será anunciado durante a WTM, que acontece de 06 a 08 novembro, em Londres, Inglaterra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.