Mobiliza SLZ

Café com Histórias amplia a visibilidade do artesanato local e conecta o público com artistas durante o Mobiliza SLZ

Evento que reuniu cultura, música, cinema e economia criativa, foi realizado neste sábado (9), na Rua da Estrela, em São Luís. Iniciativa integra a programação do Mobiliza SLZ.

Publipost / Sebrae

Atualizada em 09/09/2023 às 22h11
Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)
Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Conectar pessoas por meio da arte, cultura e de histórias. Assim nasceu o Café com Histórias, evento realizado neste sábado (9), na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís e que integrou a extensa programação do Mobiliza SLZ. Este é o segundo ano que a iniciativa faz parte do movimento que tem promovido ações culturais, desde o início do mês de setembro, em comemoração aos 411 anos da capital maranhense.

O evento teve uma adesão significativa do público que apreciou a cultura maranhense, por meio da exibição de peças de artesanato afro e crochês, inspirados nas cores vibrantes que fazem parte do cotidiano de São Luís. Os curiosos também puderam conferir uma ampla variedade de peças em biojóias, roupas e acessórios feitos de matérias primas regionais.

Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)
Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)

O Café com Histórias teve uma programação diversificada e especial para esta edição do Mobiliza SLZ. Além do espaço voltado para a promoção do artesanato local, o evento contou com desfile de moda de peças em Chita, tipo de tecido que é a cara do Maranhão, a exibição do documento ‘Mestre Izabel Matos - Meu Torrão, Minha Inspiração’ e a apresentação do Tambor de Crioula de Mestre Felipe.

Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)
Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)

Com muita alegria, o público que compareceu a esta edição do Café com Histórias teve mais uma vez a oportunidade de se conectar com artistas e personagens que integram a cultura de São Luís, de maneira genuína, um dos pilares do evento que surgiu há alguns anos.

O Café com Histórias surgiu muitos anos após a então artesã e idealizadora do projeto, Maurícia Fernandes, ter ficado desempregada. Logo então, ela começou a trabalhar com biojóias, uma espécie de acessório feito a partir de sementes e produtos naturais. Ao longo da caminhada do empreendimento, a artesã percebeu que as histórias que contava sobre como havia produzido suas peças, era o que chamava atenção do público que, rapidamente, comprava suas peças.

“Há 18 anos, eu estava desempregada e comecei a mexer com biojóias. Nessa caminhada para todo mundo que eu vendia um colar eu contava como pegava as sementes. Cada colar que eu fazia sempre tinha uma história. Comecei a perceber que as pessoas entravam na loja, olhavam, não tinham interesse, mas quando eu passava a contar a história por trás, eles compravam. A história vendia minhas peças”, conta.

Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)
Café com Histórias foi realizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)

O projeto do Café com Histórias só foi colocado em prática muitos anos depois, somente em setembro de 2022. E o início foi bem simples: ela colocou uma mesa decorada na porta da loja, preparou um café e começou a se conectar com as pessoas que por ali passavam. O sucesso foi tanto que os vídeos da iniciativa viralizaram nas redes sociais e renderam sua participação na primeira edição do Mobiliza SLZ, que ampliou a visibilidade do seu negócio.

“O Mobiliza é uma janela para o mundo. Quando eu convoquei as pessoas para fazerem parceria comigo nesse evento eu pedi para que eles deixassem de lado o foco da oportunidade de venda, mas focaram nessa janela que é esse o evento, que reúne música, dança e tem sido um marco em São Luís, que é uma coisa inovadora e tem ajudado muita gente. Estou muito orgulhosa e feliz de estar participando desse evento mais uma vez”, ressalta Maurícia.

O artesão Reinaldo Gomes foi um dos expositores que participaram desta ação do Café com Histórias. Com uma produção artesanal focada em acessórios afro, ele ressalta a importância do Mobiliza SLZ em difundir a cultura popular maranhense para várias regiões da capital maranhense.

“É um orgulho para nós. É uma honra participar desse evento maravilhoso que enaltece a nossa cultura maranhense. Tem muito artesão que fica no anonimato mas com esse movimento, dá um gás e inspira a gente a continuar seguindo nosso propósito”, diz.

Quem passou pelo local também se encantou com a variedade cultural e se encantou com a proposta do evento, como foi o caso da estudante Rayane Mendes. “Estava passando por aqui por perto, vi a movimentação e resolvi parar. Foi a melhor coisa que fiz hoje, achei muito legal essa proposta de conectar as pessoas por meio da arte, estamos precisando cada vez mais disso”, afirma a estudante.

Conectando pessoas

Esta é a terceira edição do Mobiliza SLZ. O evento, que teve início em 2 de setembro, segue até 10 de setembro, com ações itinerantes espalhadas por mais de 20 bairros da região central e mais afastada de São Luís. Idealizado pelo Serviço de Apoio das Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae MA), esta edição promove eventos em celebração aos 411 anos de São Luís.

Mais de mil pessoas estão envolvidas diretamente no evento, que este ano traz como destaque os negócios ligados aos segmentos do turismo, cultura e da economia criativa. O objetivo é conectar empreendedores, promovendo um espaço amplo para a criatividade de forma organizada.

Nesta edição, que é a maior desde o início das atividades do Mobiliza SLZ, mais de 160 eventos foram realizados nos nove dias de programação. Para Hildenê Maia, gerente de empreendedorismo territorial do Sebrae, a adesão dos empreendedores criativos e do público é a prova de que a iniciativa conseguiu alcançar seu objetivo, que é de conectar as pessoas de forma integrada.

“Chegamos a mais de 160 eventos nesta edição que já é histórica. E essa conexão está cada vez mais integrada, é uma resposta muito legal para gente, como idealizadores, já que mostra que de fato a comunidade gostou de participar desta iniciativa. Hoje o Café com Histórias é um desses exemplos e isso é importante porque conecta, mostra esse senso de pertencimento da nossa cultura, principalmente nesse momento especial que São Luís celebra 411 anos”, diz a gerente.

Programação ampla e diversificada

Durante os nove dias de programação, o público tem acesso a uma gama de eventos diversificados espalhados por toda a capital maranhense. Para ajudar o público a fazer a melhor escolha do dia, o Mobiliza SLZ desenvolveu um aplicativo que reúne todas as informações necessárias sobre o evento.

O aplicativo está disponível para ser baixado de forma gratuita em aparelhos celulares que possuem iOS ou Android. Para acessar, o usuário deve ir até a loja de aplicativos do smartphone e buscar pelo nome “Mobiliza 2023”. Uma outra opção é por meio da página do evento no Instagram (@mobilizasaoluis), basta clicar no destaque “App Mobiliza”.

Em cada uma das atividades disponíveis para o dia, há descrições completas sobre o que irá acontecer no evento, os realizadores, montando de forma única a própria programação com base em suas preferências pessoais.

O App Mobiliza SLZ também monta uma agenda personalizada e envia as notificações do agendamento. Há também disponível a programação diária, horários, semelhante a uma rede social, que ainda permite publicações, comentários, compartilhamentos e troca de mensagens.

O Mobiliza SLZ também conta com um evento-âncora dentro da sua vasta programação, que é o “Maranhão na Tela – 15 anos”. O festival de cinema independente ocorre de 04 a 09 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações no Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau) e no Teatro da Cidade (Centro).

Mobiliza SLZ

Esta é a terceira edição do evento que cresce a cada ano. Em sua primeira edição, em 2021, o Mobiliza SLZ apoiou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e também digitais em 14 bairros e quatro praias de São Luís. As iniciativas contaram com o apoio do Sebrae e de mais de 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s, empreendedores criativos, empresas e artistas.

Em 2022, o movimento cresceu e chegou aos 100 eventos em nove dias de programação. Ao todo, foram desenvolvidas mais de 600 horas de atividades, envolvendo mais de 400 pessoas na realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas. Cerca de 20 bairros de São Luís receberam as ações que contaram com o apoio de 87 entidades, instituições e parceiros.

O sucesso foi tanto que o Mobiliza SLZ é destaque internacional. Isso porque o evento está entre os selecionados para a etapa mundial da WTM, após ter conquistado o título de Gold Winner no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, realizado em abril. O Mobiliza concorre agora ao título global, cujo resultado será anunciado durante a WTM, que acontece de 06 a 08 novembro, em Londres, Inglaterra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.