(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Momento histórico para o Maranhão

Mais: Sarney e a democracia

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

DESTAQUE de Capa do PH Revista deste fim de semana o momento histórico para o Maranhão vivido em Nova York pelos Professores Cidinho Marques e seu filho Rodrigo Marques, do Grupo COC São Luís

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

---------------------------------------------------------------------

 Momento histórico para o Maranhão

Pela primeira vez na história, um grupo empresarial maranhense foi destaque no Billboard da Nasdaq (bolsa de valores de Nova York) na famosa Times Square, em pleno coração da capital financeira do Mundo, Nova York.

O Grupo COC São Luís que, nesse ano, recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos, como a indicação em Londres para o Prêmio de Melhor Escola do Mundo, bem como o título de Empresa do Ano do Maranhão (eleita pela ACM, categoria média empresa), melhor escola do Sistema COC de Ensino do Brasil, entre mais de 500.000 alunos, entre tantos outros, foi celebrado no famoso painel da Nasdaq da Times Square, em Nova York.

Uma conquista inédita para um grupo empresarial maranhense, bem como o reconhecimento de que o Maranhão pode fazer sim parte da elite de empresas que são destaques globais.

Vale a pena a luta e a garra para elevar a educação do Brasil e do Maranhão para patamares cada vez mais elevados.

Quando o dinheiro é público

Todo candidato é um santo canonizado. Deseja sinceramente enxugar o suor do trabalhador, passar creme na mão do operário, lenir a mão do agricultor, adubar o salário do professor, consolar os sem-terra e os sem-teto, mitigar a fome dos descamisados, distribuir leite, emprego, felicidade, cartão de crédito e estacionamento para todo mundo.

São tão inconfundíveis os sintomas de uma candidatura quanto os suspiros de uma paixão.

O candidato anda pelas ruas curvado, a apertar mãos, a pegar as bochechas das criancinhas entre o indicador e o polegar, a fazer bilu-bilu para os recém-nascidos e a ligar o seu prodigioso ventilador de promessas.

Quando o dinheiro é público...2

Não se conhece homem mais puro e mais bem-intencionado do que o candidato. Mas há um certo mecanismo que, num determinado instante, entre a eleição e a posse, transforma o bom candidato num Ali Babá, num Arsene Lupin, num Maluf, na famigerada turma do mensalão.

Eleito, o sujeito começa a enxergar o erário como a permissiva bolsa de uma “viúva” indefesa. E há, para dourar essa predisposição ao assédio do cofre e às benesses de algum “mensalão”, o singular conceito ibérico de que os “recursos públicos” pertencem “a quem chegar primeiro”. O dinheiro dos impostos seria um bem de propriedade difusa e incerta, “não é de uma pessoa, nem de ninguém”, logo, “se eu pegar um pouquinho pra mim não será um mal tão irreparável assim”...

Donos de um mandato, executivo ou legislativo, não são poucos os candidatos que depois de se tornarem titular de uma procuração popular, mandam os representados às favas e vão tratar do seu patrimônio.

Sarney e a democracia

O ex-presidente José Sarney deu o tom da sua posição política esta semana, ao se manifestar sobre o segundo turno das eleições presidenciais.

Segundo ele, o voto do eleitor no próximo domingo não é para quatro anos de governo, mas um voto para o destino do Brasil.

Sarney declarou sua preferência por Lula.

Dilemas de Brandão

O governador Carlos Brandão está enfrentando certos dilemas administrativos após garantir a sua eleição em primeiro turno no início de outubro.

Tudo por conta das mudanças que pretende fazer no seu governo no próximo mandato, já que até agora comandou uma espécie de equipe em transição.

O momento, agora, segundo ele, é de montar o seu próprio time, uma equipe definitiva, de confiança, que vá lhe garantir apoio e empenho nos próximos quatro anos.

Caldo de galinha

Brandão já avisou, contudo, que não pretende se precipitar nessas mudanças de secretariado.

Tudo deverá ser feito com cautela e na base do diálogo com correligionários, conforme este Repórter PH ouviu de assessores próximos do governador.

E quando se fala em correligionário, o primeiro nome que surge, claro, é o do senador eleito Flávio Dino, principal avalista da eleição de Brandão.

Sem imposição

Flávio Dino já deu a entender que não quer impor nada na gestão dos próximos quatro anos do governo do Maranhão.

Diz que o foco, no momento, é garantir a eleição de Lula para a presidência da República no segundo turno.

Há quem diga, porém, que o governador Carlos Brandão pretende manter alguns poucos nomes ligados a Dino, de reconhecido perfil técnico, como é o caso do atual secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro.   

Vereador, apenas

No meio político, alguns analistas cogitaram a ideia de que o vereador Paulo Victor, que teve importante missão na campanha de Brandão em São Luís, assumiria uma super secretaria no governo do Maranhão a partir de janeiro.

Mas o boato já foi desmentido tanto pelo vereador – que este ano comandou por alguns meses a secretaria estadual de Cultura – quanto por aliados de Carlos Brandão.

Paulo Victor vai se dedicar mesmo, a partir de janeiro, a comandar a Câmara Municipal da capital maranhense, para a qual foi eleito no início do ano.

DE RELANCE

Café Les Deux Magots vai ser aberto em SP

A revista Veja, que hoje chegou às bancas, traz uma noticia especial para os amantes da boêmia literária.

O Café Les Deux Magots, casa tradicional em Paris, com mais de 200 anos de história e conhecida por ter sido frequentada por nomes como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, Pablo Picasso e Ernest Hemingway, vai ser aberto em São Paulo.

A negociação foi longa. Depois de quase dois anos de tratativas com a matriz francesa e contrato assinado em outubro de 2021, Frédéric Renaut, sócio do Bistrot Venuto, e Antonio Assumpção, da BGB Hamburgueria, estão trazendo para São Paulo a primeira filial do famoso Les Deux Magots, um dos mais charmosos e tradicionais cafés de Paris.

Café Les Deux Magots…2

A versão brasileira da casa fundada em 1812 como loja de tecidos e desde 1873 em seu charmoso endereço em Saint German-des-Prés, que se tornou café em 1885, vai funcionar na Rua Colômbia, 84, no Jardim Paulista.

Na semana passada, Jacques Vergnaud, diretor-geral do café na capital francesa e de expansão internacional da marca, esteve em São Paulo para aprovar o imóvel que sediará o restaurante – sim, com o passar dos anos, ampliou e muito o cardápio que agradava a filósofos e artistas.

“É um lugar com história e cultura”, celebra Renaut, que com o sócio diz ter investido 125 mil euros para uso do nome. Assim, o Brasil passa a ser o segundo país a ter um Deux Magots, que deve ficar pronto em maio. Antes daqui, só a filial do Japão, aberta em Tóquio, em 1989.

Fachado do Deux Magots em Paris, endereço que visito toda vez que vou àquela cidade
Fachado do Deux Magots em Paris, endereço que visito toda vez que vou àquela cidade

Réveillon do Rio Poty

Estourou como uma bomba, esta semana, a confirmação de que um dos mais aprazíveis empreendimentos hoteleiros de São Luís já bateu o martelo e está preparando uma festa monumental para saudar o ano da graça de 2023.

O Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d’Areia, está passando por uma grande reforma de suas instalações para ser palco da melhor e mais concorrida festa da virada de ano nesta Capital.

Agora sob o comando do empresário Jacques Blinder o Rio Poty quer fazer a diferença. E terá como atrações principais Samyra Show, Pedro Guerra e o DJ Edy. Além desses nomes, estão confirmadas as bandas locais CDC, Argumento, Marabloco e Feijoada Completa, bem como a dupla sertaneja Fernando & Franco.

Réveillon do Rio Poty…2

O Rio Poty Hotel & Resort está finalizando uma série de reformas em sua estrutura física nesta nova fase, que pretende oferecer mais conforto nos apartamentos, requinte e elegância nos salões de festa e uma espetacular área de lazer com um conjunto de piscinas de frente para o mar da Ponta d´Areia.

Tudo para que o público tenha o privilégio de saudar 2023 em grande estilo e em três diferentes espaços, todos com vista panorâmica deslumbrante para a Baía de São Marcos.

Maranhão na Estácio de Sá

Os maranhenses não puderam comemorar vitória de samba-enredo, ontem à noite, na quadra da escola de samba Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

Depois de passar por todas as eliminatórias, o samba-enredo composto por quatro maranhenses para o desfile da primeira escola de samba do Brasil no Carnaval de 2022, se classificou na final em segundo lugar.

O GRES Estácio de Sá, como se sabe, vai homenagear a cidade de São Luís do Maranhão com o tema “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”. E, lamentavelmente, vai para a avenida, em 2023, com um samba que diz muito pouco da nossa terra.

De qualquer forma, palmas para os compositores do Maranhão Eulálio Figueiredo, Gilvan Mocidade, Zé Lopes e Walace Godinho, que levaram um samba-enredo muito bonito, cantado com entusiasmo pela plateia presente.

 

Luciano Gomes
Luciano Gomes

Esteja só ou bem acompanhado, o empresário Luciano Gomes não perde uma oportunidade para degustar um vinho tinto de sua preferência

Os velhos clichês

De clichês, pouco se espera, mas algo se extrai. Se não, vejamos:

“A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as outras”, disse Winston Churchill, que, sem maltratá-la, liderou a resistência da Inglaterra ao totalitarismo de Hitler.

“Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta”, ensinou Ruy Barbosa, que, dentre tantos epítetos, tem o de patrono dos Tribunais de Contas do Brasil.

“Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”, afirmava Joseph Goebbels, o ministro da propaganda que viabilizou o horror nazista.

Os velhos clichês...2

Em 2017, fake news foi eleita a “palavra do ano”.

Desde então, seu uso indiscriminado adquiriu uma escala inimaginada, a distorcer a própria democracia, que se vê ameaçada em sua efetividade.

Soterrados por fake news, repetidas à exaustão e endossadas pelos coabitantes das “bolhas” virtuais que as redes constroem, os eleitores são privados de informações fidedignas que lhes forneçam suporte para escolhas conscientes.

Nesse contexto de risco à democracia – que não admite alternativas, como aprendemos com Churchill –, é que se insere recente resolução do TSE, cuja constitucionalidade foi atestada pelo STF esta semana.

Para novos males, remédios inéditos. O potencial destrutivo das mentiras propagadas “goebbelianamente” exige respostas imediatas, para que a Justiça não opere com o atraso alertado por Ruy, porque o voto não tem volta.

A véspera de todos os santos

O Brasil importou a festa de Haloween dos americanos, que ganharam de presente dos imigrantes irlandeses, que por sua vez herdaram dos ritos pagão, celtas, sei lá (a noite dos tempos é quando as lendas rezam e todos se perdem). É comemorada no dia 31 de outubro.

O nome vem All Hallows Eve (de evening), ou Véspera de Todos os Santos, que nos tempos idos do Brasil católico era feriadaço (desta vez cai no domingo). A Igreja católica usou rituais e templos de outros povos e crenças para implantar sua doutrina.

No Brasil, esta era uma época de contenção e concentração, mas agora virou balada.

A véspera de todos os santos...2

Vi várias crianças com os chifrinhos do dito-cujo. Garotas vestidas de bruxas. Tridentes, capas vermelhas e tudo mais.

Aos poucos, a data vai se firmando, impulsionada pelo ambiente favorável às representações do Mal.

Não que a festa seja pecado. Este, está por toda a parte. Mas a banalização das transgressões não beneficia o convívio social.

O Bem, como se sabe, é essa coisa babaca que todos fogem. O certo é passar rasteira, tungar o próximo, atropelar no trânsito, matar a esmo, roubar bastante, fazer todo tipo de crueldade.

A inocência é estimulada a achar que o Mal é legal (o traficante viril, o ladrão gentil, o espertalhão boa praça) pois no fundo a inocência está sendo solenemente erradicada.

Ferrar literalmente o próximo, sugar seu sangue com dentes pontiagudos, fervê-lo em caldeirões, eis a mensagem do Haloween.

Para escrever na pedra:

“De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”. De Ernest Hemingway.

 TRIVIAL VARIADO

Neste domingo, os brasileiros voltam às urnas para escolher, no segundo turno, o próximo presidente da República e, em 12 Estados, os novos governadores. Confira a seguir informações que os eleitores precisam saber.

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, poderá votar no segundo, caso seu título esteja em situação regular. A votação começa às 8h e termina às 17h, desde que não haja eleitoras ou eleitores na fila da seção. Neste ano tem novidade: o horário de votação é unificado em todo o país.

A previsão é de que a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h pela hora oficial de Brasília. O voto é obrigatório para alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e aqueles com 16 ou 17 anos.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Celso Gonçalo de Sousa, representando o presidente Edilson Baldez, prestigiou o Jubileu de Ouro dos egressos da graduação da turma de 1972, da UFMA, na última quinta-feira (27/10). A programação integrou as comemorações pelos 56 anos da Universidade Federal do Maranhão. 

A TIM leva sua plataforma de música para a região Nordeste. No primeiro final de semana de novembro, dias 5 e 6, o TIM Music aporta em São Luís para uma edição inédita do maior festival gratuito de música do Brasil. O Espaço Reserva do Shopping da Ilha será o endereço oficial para apresentações de IZA, Preta Gil, BaianaSystem e Tribo de Jah.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.