(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Nizan Guanaes lança livro em SP

Mais: Concerto de piano

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Arthur Guerra e Nizan Guanaes
Arthur Guerra e Nizan Guanaes

Na foto acima, Arthur Guerra e Nizan Guanaes no lançamento do livro “Você aguenta ser feliz?”, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo

--------------------------------------------------------------------

Baseado no artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Nizan Guanaes lançou na última terça-feira, em parceria com o psiquiatra Arthur Guerra, seu mais novo livro, “Você aguenta ser feliz?”.

Segundo Nizan, o psiquiatra o fez descobrir um novo mundo, transformando a sua vida, ele acorda às 5 da manhã e dorme exausto e feliz às 10 da noite.

Hoje, ele é maratonista e triatleta, casado com Donata Meirelles e pai de Antônio, Helena e Zeca.

Criador da N Ideias, é estrategista de comunicação das principais marcas do Brasil. É também Embaixador Global da Unesco, Embaixador do Movimento Paraolímpico brasileiro, um dos mais repercutidos colunistas da Folha de S. Paulo e disputado palestrante do país.

Um dos 5 brasileiros mais influentes segundo o jornal britânico “Financial Times”, ele foi eleito um dos empreendedores mais criativos do mundo pela revista americana “Fast Company”.

 

Karol e Flávio Medeiros na bela Livraria da Travessa
Karol e Flávio Medeiros na bela Livraria da Travessa

Nizan Guanaes lança livro em SP...2

Escrito a quatro mãos, o livro “Você aguenta ser feliz?”  foi  publicado com o selo da editora Sextante. E os dois autores receberam leitores para a noite de autógrafos na Livraria da Travessa no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Do Maranhão, estiveram presentes ao lançamento, como convidados especiais de Guanaes, Flavio Medeiros e Karol, ao lado de celebridades como o mega empresário Abílio Diniz.

Além do Flavio, também estavam no evento colegas brasileiros do curso OPM da Harvard, onde o maranhense conheceu o famoso publicitário.

Depois da noite de autógrafos, um grupo liderado por Nizan Guanaes saiu para jantar no restaurante Alma.

No evento, muito prestigiado, o Nizan fez uma dedicatória para este Repórter PH, num dos exemplares do livro lançado e também autografou um exemplar para Eli e Rose Medeiros.

 

Lançamento em SP
Lançamento em SP

No lançamento do livro “Você aguenta ser feliz?”, em São Paulo, da esquerda para a direita: Celie e Ezra Negrin, Nizan Guanaes, Gustavo Ayala (Bow Energia); Thomas Case (Grupo Pés Sem Dor); Flavio Medeiros (Grupo Logos); e Beto Khalil (Grupo Alliar)

Autógrafo
Autógrafo

Recebi do publicitário Nizan Guanaes, com uma carinhosa dedicatória, um exemplar do seu mais novo livro, escrito a quatro mãos com o psiquiatra Arthur Guerra

Grupo reunido no restaurante ALMA
Grupo reunido no restaurante ALMA

O grupo de Nizan Guanaes reunido no restaurante ALMA, que segundo o Chef Ivan Achcar possui uma “cozinha como São Paulo: milhares de raízes misturadas que criam sabores únicos. É um pouco como a cozinha criolla na América Latina, que mistura tradições espanholas a indígenas e se vale de ingredientes locais, ou a creole no sul dos Estados Unidos, que faz uma fusão da culinária francesa, africana, caribenha, espanhola e norte-americana. A ideia é a miscigenação gastronômica

-------------------------------------------------------------------

Concerto de piano

Na estrada há nove anos, o projeto “Rock ao Piano” desembarcará em São Luís no dia 4 de novembro para uma apresentação, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, do “Queen ao Piano”, com Bruno Hrabovsky.

Depois de passar por mais de 100 cidades com o projeto e lotar teatros Brasil afora com o especial “Pink Floyd ao Piano”, o pianista curitibano apresenta um especial dedicado à banda Queen, em releituras feitas exclusivamente para piano.

Como em todos seus projetos, o concerto conta com falas do músico narrando a trajetória da banda e contextualizando todas as canções, escolhidas com muito cuidado.

Sucesso do Armazém

Quem segue em direção ao Centro Histórico de São Luís nas noites de sábado em busca de uma vibe descontraída, música idem e um ambiente extremamente aprazível acaba tomando o rumo da Rua da Estrela, uma das mais emblemáticas da Praia Grande.

Afinal, é exatamente nessa via testemunha de diversos capítulos da história que fica localizado o Armazém, casa noturna que nunca sai de moda. Ou seja, é um ponto de encontro da juventude são-luisense cuja engrenagem funciona como um ímã atraindo os notívagos.

O Armazém já passou por várias gerências, mas nunca perdeu a majestade e nem o status de espaço diferenciado e que figura na lista de destinos procurados por públicos que não adentram qualquer lugar. São dois ambientes principais e uma energia única com poder de agregar e envolver.

DE RELANCE

Centenário de Rômulo Maiorana

O vizinho estado do Pará celebrou ontem, 20 de outubro de 2022, o centenário de nascimento do meu saudoso amigo Romulo Elégio Dario Severo Maiorana Chiapetta. Ou simplesmente Romulo Maiorana, como era conhecido e ainda lembrado com carinho por muitos que com ele conviveram e deixou saudades ao partir, aos 63 anos de idade, em 23 de abril de 1986.

Filho dos imigrantes italianos Francisco Maiorana e Angelina Chiapetta Maiorana, nasceu em Recife, capital de Pernambuco. Foi estudar em Roma, na Itália e retornou ao Brasil depois do fim da II Guerra Mundial, onde serviu e atuou no “front”. Na volta ao país, deu seus primeiros passos na publicidade e no jornalismo em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Essa experiência, apesar da pouca idade, contaria na sua chegada a Belém. Iniciou a jornada com a empresa Duplex Publicidade, onde fabricava placas de ônibus, painéis luminosos e flâmulas de publicidade.

Há 100 anos nasceu Rômulo Maiorana, um grande visionário na Amazônia
Há 100 anos nasceu Rômulo Maiorana, um grande visionário na Amazônia

Centenário de Rômulo Maiorana...2

Com o tino empresarial, Romulo Maiorana foi além. E inaugurou um novo estilo de fazer compras na capital paraense ao investir nas suas primeiras lojas, que levavam suas iniciais RM. Tornou-se inclusive uma rede, com sete na cidade.

Numa época em que shoppings não existiam, criou vitrines amplas e espelhadas. Bem elaboradas, atraiam desde a calçada os olhares dos clientes. E esses, ao entrar, recebiam tratamento diferenciado, com atendentes treinadas.

Era a personalização para a venda, com loja no estilo magazine e de departamentos, para agradar e oferecer produtos a todo tipo de cliente. 

Rômulo foi um visionário na Amazônia

Depois de assumir o comando do jornal O Liberal e de torná-lo um dos jornais mais influentes do Norte do país, em 1976, Rômulo concretizou um outro sonho: a TV Liberal. A emissora foi oficialmente inaugurada em 27 de abril de 1976. A festa de inauguração dessa que é a líder de audiência no Pará e uma das principais do Brasil foi histórica.

E este Repórter PH foi convidado pelo próprio jornalista Romulo Maiorana, que ao lado de sua esposa Lucidéa Maiorana e de seus 7 filhos (Romulo, Ronaldo, Rosana, Angela, Rosangela, Roberta e Rose) comandaram o evento.

Foram mais de 500 convidados, entre os quais o ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira e os diretores da Rede Globo Joseph Wallach e Walter Clark.

Uma experiência gratificante

Registro com o maior orgulho que no final dos anos 1970, fui chamado por Rômulo Maiorana para escrever uma coluna em O Liberal, aos domingos, batizada de “Aqui, Nordeste”, que mantive por mais de dois anos.

Esse período serviu para consolidar uma fraterna amizade com o saudoso jornalista que, sempre que podia, vinha prestigiar os meus eventos e trazia comitivas de artistas e nomes emblemáticos da sociedade de Belém.

Participar do Grupo Liberal foi um momento muito especial em minha carreira de jornalista. E ser amigo de Rômulo Maiorana foi um prêmio para as minhas ambições de me tornar um nome de sucesso nesta região.

Legado de um visionário

No próximo dia 15 de novembro, o jornal O Liberal completará 76 anos de fundação. A tradicional edição de aniversário será veiculada na mesma semana, no dia 20 de novembro. O conteúdo especial irá aprofundar as histórias e os relatos de quem conviveu com Romulo Maiorana e sua contribuição para o progresso do Pará, através da forte atuação no comércio e na imprensa, com importantes impactos positivos para a cultura, educação, esportes e desenvolvimento do Estado em geral.

Semana de Teatro

Atores, atrizes, produtores culturais e grupos de teatro participarão da programação gratuita da XVII Semana do Teatro no Maranhão. O evento volta ao formato presencial com espetáculos, oficinas, contação de histórias, mostras, compartilhamento de pesquisa, debates e rodadas de negócios.

Nesta edição, o festival acontecerá entre os dias 7 a 13 de novembro com foco no tema “Interseções e Expansão”, uma forma de incentivar a difusão de produções teatrais no Estado, além de colocar em pauta propostas de ações pedagógicas e associá-las como ferramentas educacionais, criando um vínculo ainda maior entre cultura e educação.

Com sede no Teatro Arthur Azevedo, o festival irá focar no público das comunidades maranhenses, priorizando espaços públicos e sedes de grupos independentes.

Semana de Teatro...2

A XVII Semana do Teatro no Maranhão traz ainda como novidade a Mostra Luiz Pazzini de Cenas Expandidas, lançando um espaço destinado às produções que possibilitem debates e reflexões sobre as práticas e estudos contemporâneos das artes cênicas, além de processos de mediação teatral com o público escolar.

Neste ano, os homenageados são Wilson Chagas (Gamar), Josué da Luz e Yeda Estela Salim Rosa (homenagens póstumas).

Semana de Teatro...3

Wilson Chagas é professor, poeta e ator maranhense, formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão e pós-graduando em Gestão Escolar pela mesma instituição.

Atualmente, ele é diretor-coordenador do Grupo de Arte Maria Aragão (Gamar), projeto sociocultural e pedagógico que trabalha com crianças e jovens da comunidade por meio das linguagens artísticas.

Josué da Luz foi educador artístico diplomado pela Universidade Federal do Maranhão, além de diretor, produtor e ator.

Já Yeda Stela Salim Rosa (de quem fui padrinho de casamento de sua união com o jornalista José Salim Rosas) foi técnica da UFMA, obteve destaque na Diretoria de Assuntos Culturais, além de ter sido professora e regente de corais, o que lhe deu respaldo para assumir por muitos anos a coordenação do Festival Maranhense de Corais (Femaco).

Para escrever na pedra:

“Se eu disser que eu te amo, acredite. Não sou de brincar com sentimentos, sei o quanto dói”. De Caio Fernando Abreu.

TRIVIAL VARIADO

O juiz e compositor Eulálio Figueiredo está hoje no Rio de Janeiro para assistir a etapa final da eleição do samba-enredo da Escola Estácio de Sá para o carnaval do próximo ano. Ele é um dos autores do samba mais cotado para vencer nesta noite.

Tome nota: devido ao feriado do Dia do Comerciário, na segunda - feira todas as lojas do Grupo Potiguar em São Luís e o Centro de Distribuição (CD) estarão fechadas.

Debate polêmico: o Conselho Federal de Medicina restringiu o uso de cannabis medicinal e proibiu médicos de darem palestras sobre o tema.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.