Dia dos animais

Saiba o que você precisa avaliar na hora de adotar um pet

A médica veterinária Heva Cavallini explica quais são os principais cuidados para praticar uma adoção responsável.

Na Mira, com informações da assessoria

Quem deseja se dedicar a cuidar de um animal de estimação a buscar a prática da adoção responsável.
Quem deseja se dedicar a cuidar de um animal de estimação a buscar a prática da adoção responsável. (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - Quando surge a ideia de adotar um pet, seja ele cão ou gato, o tutor deve estar atento aos cuidados básicos que esse animal precisa receber além do carinho ao ser acolhido em um novo lar.

A alimentação, vacinação, consultas preventivas, passeios e cuidados de higiene, são algumas das coisas que precisam estar na rotina e também na lista de prioridade dos “pais de pet”.

Em comemoração ao Dia Mundial do Animal, comemorado nessa terça-feira (4), a médica veterinária Heva Cavallini, pós-graduada em Clínica Cirúrgica de animais de companhia pela Centro Universitário Filadélfia (Unifil), orienta quem deseja se dedicar a cuidar de um animal de estimação a buscar a prática da adoção responsável.

“O tutor de um animal precisa levar em consideração se vai, de fato, conseguir dar uma qualidade de vida para o novo membro da família, se vai ter condições de vacinar, dar alimentação adequada, ter espaço em casa, e tempo para passeios e brincadeiras com novo pet”, afirma a médica veterinária.

De acordo com a profissional, todas essas etapas garantem que o animal tenha qualidade de vida e esteja livre de dor, fome, medo, dentre outras angústias que ele pode sofrer ou até mesmo já tenha sofrido antes de ter um lar.

Medicina preventiva

Além dos hábitos necessários no dia a dia, é importante que os tutores busquem para os seus pets a vacinação periódica, uso de medicamentos contra ectoparasitas (pulga e carrapato), já que esses vetores transmitem doenças, e também contra endoparasitas (verminoses em geral).

“Além de consultas periódicas ao médico veterinário, salientamos que a partir dos oito anos de vida, quando os pets atingem a idade senil, devem ser realizados check-ups anuais e/ou semestrais para proporcionar qualidade de vida aos pets seniores e possíveis diagnósticos precoces”, pontua Heva Cavallini.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.