(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Turismo de luxo nos Lençóis

Mais: Festival Guarnicê de Cinema

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A  convite do comitê científico da XXVI edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia, o médico maranhense Pedro Filho Brito será o coordenador da mesa do Simpósio de Transtornos Alimentares: “O impacto da síndrome do comer noturno” e “Transtorno da compulsão alimentar”
A  convite do comitê científico da XXVI edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia, o médico maranhense Pedro Filho Brito será o coordenador da mesa do Simpósio de Transtornos Alimentares: “O impacto da síndrome do comer noturno” e “Transtorno da compulsão alimentar”

Causou o maior impacto ontem em Barreirinhas a notícia divulgada por uma agência internacional dando conta de que um grupo de turistas ricos fará uma turnê de luxo ao redor do mundo, a bordo de um avião Boeing 757-200 fretado da companhia islandesa Icelandair e que inclui uma parada no Maranhão.

A parada neste estado é extremamente incomum, já que tours em jatos privados que passam pelo Brasil, geralmente passam pelos destinos da moda para os estrangeiros, incluindo o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Manaus. No entanto, a equipe da Abercrombie & Kent buscou inovar ao incluir (e apresentar) os belíssimos Lençóis Maranhenses aos seus seletos viajantes.

A viagem do grupo começa em 30 de outubro na cidade de Seattle, na costa oeste americana. De lá, eles embarcam para o Japão, Vietnã, Laos, Turquia, Eritreia, Benin, Brasil e, então, retornam aos Estados Unidos.

Turismo de luxo nos Lençóis...2

A passagem pelo Brasil está agendada para os dias 18 a 20 de novembro e a aeronave privada pousará no aeroporto internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.

Daqui, os 46 turistas embarcam em um avião menor rumo a Barreirinhas, onde poderão aproveitar tudo do bom e do melhor, enquanto andam sobre as areias brancas e piscinas naturais de água morna.

Ao todo, são 24 dias de viagem a um preço por pessoa de $226.000 dólares australianos, o equivalente a R$ 766 mil na cotação atual.

Turismo de luxo nos Lençóis...3

Quando em configuração de assentos VIP, a aeronave passa a contar com dois assentos de classe executiva em cada janela.

O total será de 46 lugares para passageiros pagantes e mais outros para o médico e outros profissionais que acompanham o grupo.

Numa configuração de passageiros tradicional, o Boeing 757 poderia levar cerca de 233 passageiros.

Catálogo de artes

O acadêmico Eliézer Moreira Filho, titular da Cadeira 21 da Academia Maranhense de Letras, lançou o livro “Catálogo de artes plásticas do Maranhão – Coleção de Eliézer Moreira Filho”, pela Clara Editora.

O acervo do autor retratado no livro reúne 286 peças de mais de 70 artistas plásticos; obras adquiridas ao longo dos últimos 50 anos.

Com textos biográficos e fotografias de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e colagens, o livro traz obras de Celso Antônio, Floriano Teixeira, Dila, Donato, Ciro Falcão, Péricles Rocha, Nagy Endros Lajos, Telésforo Moraes Rego, Jesus Santos, Fernando Mendonça e Cosme Martins.  

Guarnicê de Cinema

A abertura do Festival Guarnicê de Cinema acontece nesta sexta-feira, no Teatro Napoleão Ewerton, do Sesi, na Avenida dos Holandeses.

A edição 45 do evento terá início com uma exibição histórica. O filme “Marte Um’’, representante do Brasil no Oscar, foi escolhido para a abertura.

A sessão contará com a presença do ator Carlos Francisco, um dos protagonistas da obra. O longa dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico possui classificação indicativa de 16 anos e terá uma única exibição, exclusivamente presencial.

Setembro Laranja

O mês de setembro já é bem conhecido por ser um mês dedicado a algumas causas de conscientização, como o setembro amarelo (contra o suicídio) e o setembro verde (doação de órgãos).

Mas ele também carrega outra cor, pouco conhecida, mas de grande importância, que é o laranja, voltada para a conscientização em torno da segurança do paciente, que celebra, no dia 17, o Dia Mundial de Segurança do Paciente.

O Hospital Universitário da UFMA não podia ficar fora dessa corrente e realizou o Dia D da Campanha de Segurança do Paciente do HU-UFMA 2022.

A iniciativa buscou sensibilizar e reforçar, junto à comunidade hospitalar, a importância de seguir os critérios para manter os pacientes seguros e, assim, reduzir riscos, contribuindo para uma assistência de qualidade.

 DE RELANCE

Atuação das Forças Armadas no pleito

Ao ver movimentação de tropas no dia das eleições, não tire conclusões precipitadas. É provável que os militares tenham sido convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para assegurar tranquilidade aos eleitores de locais conturbados.

As Forças Armadas atuam desde 1965 em operações de Garantia de Votação e Apuração (GVA), a pedido do TSE.

São requisitadas para apoio logístico no transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para locais de difícil acesso. E, também, em auxílio à manutenção da ordem pública em localidades em que a segurança precise de suporte extra para que as eleições transcorram dentro da normalidade.

Em muitos locais isso é feito para evitar que o policiamento seja usado em benefício de algum governante ou chefe político.

Atuação das Forças Armadas no pleito...2

Este ano as Forças Armadas atuarão em 561 localidades de 11 Estados. O Maranhão está, mais uma vez, entre eles, até porque foi um pedido do Tribunal Regional Eleitoral, que sempre pediu auxílio federal em tempos democráticos, aliás.

A abrangência é até menor que em 2020, quando as Forças Armadas atuaram em 613 municípios. Serão cerca de 20 mil militares em ação. O maior contingente de tropas federais agirá no Rio de Janeiro, em 167 municípios. Seguem-se ao RJ o Maranhão (97 localidades) e o Piauí (85 cidades).

Também foram designadas tropas para atuar em Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Entre as solicitações está o apoio logístico em terras indígenas. Ao todo, as Forças Armadas devem receber R$ 110,6 milhões do TSE, neste ano, para ajudar na organização das eleições.

Atuação das Forças Armadas no pleito...3

Caso ocorram distúrbios pós-eleitorais, o Exército pode apelar também para operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Elas incluem proibição de acesso da população a áreas estratégicas, como prédios governamentais, refinarias, aeroportos e portos.

Não há, no momento, perspectiva de uso das tropas para esse tipo de ação.

 

Eles fazem parte de uma confraria do vinho que se reúne quase todos os dias para degustar diferentes marcas e safras: Jorge Mendes, Luciano Gomes e Jeová Barbosa
Eles fazem parte de uma confraria do vinho que se reúne quase todos os dias para degustar diferentes marcas e safras: Jorge Mendes, Luciano Gomes e Jeová Barbosa

Eles fazem parte de uma confraria do vinho que se reúne quase todos os dias para degustar diferentes marcas e safras: Jorge Mendes, Luciano Gomes e Jeová Barbosa

 Aplicativo Pardal

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu 16.814 denúncias de propaganda eleitoral irregular, vindas de todo o Brasil, em um mês de funcionamento.

O recorde foi registrado na última quinta-feira (15): foram 1.088 denúncias em um só dia.

As denúncias deram origem a 4.705 (26,19%) processos em tramitação no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral.

A apuração compete ao Ministério Público Eleitoral.

Aplicativo Pardal...2

As denúncias feitas pelo app envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

Os eleitores de Pernambuco foram os que mais denunciaram: 2.244 registros até o momento.

Na sequência, aparecem os estados de São Paulo (2.200), Minas Gerais (1.837), Rio Grande do Sul (1.555) e Rio de Janeiro (1.125).

Casamento comunitário

Agendados pelo Poder Judiciário em comarcas, dois casamentos comunitários tiveram as datas da cerimônia remarcadas pela 3ª Vara de Itapecuru Mirim e 3ª Vara de Paço do Lumiar.

O juiz titular da 3ª Vara de Itapecuru-Mirim, Celso Serafim Júnior, informou a mudança da data da celebração do termo judiciário de Miranda do Norte para o dia 17 de novembro de 2022, às 18h.

Casamento comunitário...2

Na Portaria-TJ – 4906/2022, de 19 de setembro, o juiz explica que no dia 24 de novembro está previsto ocorrer um jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo – motivo do adiamento da solenidade.

Já o juiz Thales Ribeiro de Andrade, que responde pela 3ª Vara de Paço do Lumiar (Comarca da Ilha de São Luís), adiou a celebração para o dia 14 de outubro de 2022.

O juiz atendeu a um pedido da SEMDES do Município, que está atuando em parceria institucional com o Poder Judiciário na organização da cerimônia, e no atendimento aos casais.

Eleitores com deficiência

As Eleições 2022 devem contar com 1.271.381 eleitoras e eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, dentro de um eleitorado total de mais de 156 milhões de pessoas.

Essa parcela de votantes cresceu 35,27% em relação ao pleito de 2018, quando 939.915 afirmaram se encontrar em uma dessas situações.

Para receber com mais segurança e comodidade esses cidadãos e cidadãs no momento do voto, este ano, a Justiça Eleitoral (JE) vai disponibilizar mais de 163 mil seções eleitorais com acessibilidade.

Para escrever na pedra:

“Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes”. De Albert Clarke.

  TRIVIAL VARIADO

A pouco menos de duas semanas das eleições de outubro, especialistas em redes sociais começam a observar um aumento da distribuição de fake news. O conteúdo, comprovadamente falso e criado para confundir os eleitores, incluiu de montagens com denúncias contra os candidatos a pesquisas sem registros na Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou uma cartilha com orientações aos eleitores sobre como proceder em 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições. O documento pode ser consultado gratuitamente no site do TRE.

 A banda Mix in Brasil vai estrear no Casarão Colonial neste domingo. Capitaneada pela cantora Mairla Oliveira, a banda é conhecida pela alegria e irreverência, com apresentações alto astral e ecléticas. Além da Mix in Brasil, o espaço receberá, também, samba de Reis, CDC, Rogério Mix e DJ Arsênio Filho.

 O empresário José Walter Maciel não comanda a reunião da confraria que se reúne hoje no Rio Poty Hotel. Motivo: ele está no Rio de Janeiro participando das festividades alusivas aos 50 anos de sua turma de Oficiais da Marinha do Brasil.

 Fortalecendo o seu plano de expansão, a Couro & Cia inaugura nesta quinta-feira, a partir das 18h, sua terceira loja em São Luís, em um espaço privilegiado, localizado no terceiro piso do Shopping da Ilha, próximo à Praça de Alimentação.

Teresa Sarney já decidiu: vai acompanhar o marido Fernando Sarney durante todo o mês da Copa do Mundo no Catar, de novembro a dezembro.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.