Escolhido

'Marte Um' foi o filme escolhido para abrir o Festival Guarnicê de Cinema

Gabriel Martins é o primeiro cineasta negro a ter um filme que foi escolhido para representar o Brasil para buscar uma indicação ao Oscar.

Na Mira

'Marte Um' foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar.
'Marte Um' foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O filme ‘Marte Um’ dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico, foi o grande escolhido para abrir a edição 45 do Festival Guarnicê de Cinema, no dia 23 de setembro no Teatro Napoleão Ewerton (SESC), a partir das 19h.

Gabriel foi o diretor e o roteirista do filme, o elenco é formado por por Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin. O longa-metragem também é o representante do Brasil no Oscar de 2022, pela categoria de melhor filme internacional.

O filme passou pela Premiére Mundial no Festival de Sundance e do prêmio de melhor filme pelo júri popular no Festival de Gramado. Gabriel Martins é o primeiro cineasta negro a ter um filme que foi escolhido para representar o Brasil na buscar a uma indicação ao Oscar.

Marte Um retrata o cotidiano dos Martins, uma família negra de classe média baixa, que concilia os compromissos do dia-a-dia com seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a isto, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. 

O filme tem a classificação indicada para maiores de 16 anos e terá apenas uma única exibição no festival Guarnicê de Cinema. A sessão será totalmente gratuita e a retirada dos ingressos irá ser feita na a bilheteria do teatro SESC, no dia da exibição, o evento é sujeito a lotação.

A 45° edição do Festival Guarnicê de Cinema é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Guarnicê 2022 ocorrerá de forma híbrida, de 23 a 30 de setembro. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.