Sessão especial

“Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’: filme estreia em São Luís em sessão do Festival Guarnicê de Cinema

A exibição ocorrerá de modo gratuito no dia 04 de abril, no Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga.

Na Mira, com informações da assessoria

Filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’ chega a São Luís em sessão promovida pelo Festival Guarnicê de Cinema.
Filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’ chega a São Luís em sessão promovida pelo Festival Guarnicê de Cinema. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O filme sobre um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’, terá sua estreia em São Luís por meio de uma sessão promovida pelo Festival Guarnicê de Cinema. A exibição ocorrerá de modo gratuito no dia 04 de abril, no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782), a partir das 19h. A entrada para o Cineteatro será liberada às 18h, uma hora antes da exibição.

O evento é uma prévia do Festival Guarnicê de Cinema - Edição 47, que ocorrerá entre os dias 07 e 14 de junho, de modo híbrido, com programação simultânea em São Luís e na plataforma guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê.

O filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’’ foi exibido na última edição do Guarnicê, em 2023, de modo virtual, na mostra especial “Eu Canto Porque o Instante Existe’’. Agora, o longa de Alfredo Manevy terá sua primeira - e única, até o momento - exibição presencial no Maranhão.

A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA e Coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, afirma que “a sessão é imperdível pela beleza do documentário e pelo fato de que não há previsão de que o filme seja exibido nas salas comerciais de São Luís’’.

Em 92 minutos, o documentário narrado pelo ator Paulo César Pereio, exibe vasto material de arquivos de jornais, entrevistas em programas de TV do próprio Lupicínio, além de personalidades e artistas que falam sobre a sua obra. Para contar a história de Lupicínio no cinema, o diretor Alfredo Manevy traz para o filme os depoimentos de ícones como Zuza Homem de Mello, Elza Soares,Gilberto Gil, Jards Macalé, Arthur de Faria, Valéria Barcellos,

Marcelo Campos, Linda Batista e Mutinho. Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, também está entre os personagens, além de ter sido consultor sobre o acervo pessoal do pai, para o filme.

A estreia do filme no Maranhão foi articulada por Paulo Vinícius Coelho, Coordenador de Comunicação do Guarnicê. O jornalista comenta que: “trazer o filme para o Maranhão é motivo de imensa honra, pela relevância da obra, uma das mais importantes dos últimos anos no gênero documentário musical, e pela predileção pessoal por Lupicínio, a quem considero um dos maiores letristas da música brasileira’’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.