Cultura

Exposição Cores e Sonhos é aberta no Centro Cultural do MPMA

Os trabalhos ficam expostos até o dia 7 de outubro.

Na Mira

Atualizada em 13/09/2022 às 17h36
Exposição Cores e Sonhos - (Foto: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)
Exposição Cores e Sonhos - (Foto: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)

SÃO LUÍS - O artista plástico Robson Miguez apresenta 30 peças entre telas, quadros em vidro e esculturas na exposição “Cores e Sonhos”, inaugurada na manhã desta terça-feira, 13, no Espaço Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, em São Luís. Os trabalhos ficam expostos até o dia 7 de outubro.

As obras misturam elementos do reino animal com figuras pictóricas, cotidianas e com linguagem diversificada, em estilo naïf (do francês, arte ingênua), pop art (abreviação de popular art – arte popular) e primitivismo. O trabalho é marcado por cores vibrantes e peças inusitadas.

Miguez é artista visual, poeta, escultor, escritor, compositor e cantador de toadas de bumba-meu-boi e tambor de crioula. Formado em Pedagogia, sua arte naïf, tem inspiração no imaginário infantil. Autodidata, começou a pintar em 2003, primeiro utilizando canetas esferográficas e depois a técnica de óleo sobre tela.

A abertura teve uma apresentação teatral e musical do Boi Vermelho, fundado pelo artista, que expõe o trabalho dele pela primeira vez no MPMA. “É uma exposição que traz a marca de um artista que usa cores vibrantes”.

Em sua apresentação, Miguez contou que voltou a morar na capital maranhense depois de sete anos em São Paulo. “Estou feliz em fazer essa exposição no Ministério Público. As obras trazem a cultura popular e quem adquirir terá uma peça única e exclusiva”, pontuou.

Na avaliação do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, um dos objetivos das exposições no Centro Cultural é valorizar a arte no estado do Maranhão. “É sempre bom ter a sociedade conosco. Aqui também defendemos a sociedade na medida que promovemos a arte e a cultura”, refletiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.